Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Desde o mês de março deste ano, 350 guardas municipais já se afastaram do trabalho para tratamento de doenças relacionadas a Pandemia da COVID-19, destes, 33 tiveram diagnóstico positivo confirmado da COVID-19*.

Infelizmente, a Guarda Municipal já contabiliza 5 óbitos de guardas municipais em virtude da doença.

DEZEMBRO DE LUTO

Só neste mês de dezembro, a categoria sofre pela perda dos companheiros:

GM Paske – NRDS PN;

GM Almir Assumpção – Recém aposentado;

GM Luciano – NRDS BN.

Todos lutavam contra a doença a vários dias.

Protocolos de segurança

Desde o início da Pandemia da COVID-19, o SIGMUC vem cobrando da Administração Municipal, medidas efetivas de prevenção da doença para proteção dos guardas municipais.

A entrega de equipamento de proteção individual e a testagem realizada em junho deste ano onde foram diagnosticados vários guardas municipais assintomáticos, só ocorreu por força da ação judicial ingressada pelo sindicato, porém, de lá para cá, a Administração não realizou mais testagens no efetivo, nem vem procedendo entrega periódica de novas máscaras, luvas, álcool em gel e a realização da desinfecção das viaturas, declarou o presidente do SIGMUC, GM Luiz Vecchi.

No último dia 18, o SIGMUC novamente apelou ao Prefeito Rafael Greca, solicitando a testagem periódica, entrega de novos equipamentos de proteção individual aprovados pela ANVISA e a resolução do problema do cálculo da escala para os guardas municipais que se afastam para tratamento de saúde, que hoje, vem sendo prejudicados tendo diminuição em seus rendimentos mensais. O protocolo encontra-se na Secretaria do Governo Municipal para providências.

Na data de ontem (21/12), a prefeitura publicou novo Decreto, alterando o protocolo vigente, que afastava o servidor com sintomas da COVID-19 por 14 dias do trabalho, agora com o novo protocolo adotado pela administração, o afastamento foi reduzido para 10 dias.

Inquérito no Ministério Público do Trabalho

Tramita no Ministério Público do Trabalho, inquérito civil que visa tratar sobre o tema. Após várias audiências realizadas ao longo dos últimos meses, o MPT expediu recomendação para Prefeitura de Curitiba, porém, entre as recomendações está o prazo de afastamento de 14 dias e não de 10(dez). Nova audiência está agendada para ocorrer no dia 28/12 às 16hs, para tratar sobre o tema.

RespostaLAI-