Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

O prefeito municipal de Paranaguá, Marcelo Elias Roque, assinou na manhã desta terça-feira (23), o decreto municipal que denomina a Academia de Formação, Ensino e Capacitação da Guarda Civil Municipal de Paranaguá “RICARDO TADEU KUSCH”.

Ricardo Kusch, guarda municipal de São José dos Pinhais, e que ocupava o cargo de Secretário Municipal de Segurança daquela cidade, foi assassinado no início do ano, em São Paulo. KUSCH, como era conhecido, dedicou-se ativamente no fortalecimento das Guardas Municipais e contribuiu como instrutor da Academia de Formação da Guarda Civil de Paranaguá.

Para o prefeito, o reconhecimento é uma justa homenagem ao legado deixado por Kusch em Paranaguá. “Kusch acreditava muito nas Guardas Municipais, e ajudou na formação dos guardas da nossa cidade, e isso se reflete na proteção do nosso maior bem, que é o cidadão de Paranaguá”. Comenta.

O Comandante da Guarda Civil de Paranaguá, Leônidas Martins, reforçou o histórico de Kusch: “Ele sempre estava disposto a nos ajudar, e muitas vezes, de folga, deixava seus afazeres e sua família para estar conosco. Nossos agradecimentos ao Ricardo Kusch, e o nome dele será eternizado na nossa Academia.”

Participando da solenidade, Fábio Ceccon, irmão de Ricardo Kusch e guarda municipal de Colombo, muito emocionado, agradeceu a homenagem atribuída. “Hoje é o aniversário dele, estaria completando 45 anos, gostaria de abraça-lo, mas embora a dor continue, ela fica menor ao perceber que tantas pessoas admiravam ele.”

O SIGMUC participou da solenidade e parabenizou o prefeito Marcelo Roque pela homenagem estendida à Ricardo Kusch, lembrando sua liderança entre os guardas municipais de todo estado. “Ele despertava o sentimento de união da categoria, e isso se refletia em ações positivas na luta por direitos”. Comentam os diretores do SIGMUC. Também foi realizado esclarecimentos a respeito das recentes decisões no Supremo Tribunal de Justiça, visando contribuir com a formação dos recém aprovados guardas municipais de Paranaguá.

Estiveram presentes, representantes do executivo e legislativo municipal de Paranaguá, das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba, familiares e amigos de Ricardo Tadeu Kusch.