Sessão solene para marcar o 28º aniversário da GMC

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on print

A Assembleia Legislativa promoveu ao final da tarde desta sexta-feira (11) uma sessão solene em comemoração ao 28º aniversário da Guarda Municipal de Curitiba. Durante a cerimônia, que atendeu a uma proposição do deputado Mauro Moraes (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública, agentes da corporação foram homenageados em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. Diversas e destacadas autoridades prestigiaram a solenidade para a Gloriosa Guarda Municipal de Curitiba.

Origens – Em 1986, quando a cidade de Curitiba enfrentava um aumento nas depredações nos espaços municipais, surgiu a proposta de se criar um grupo diferenciado, que priorizasse a melhor proteção da população e do patrimônio público. Com este intuito, em 17 de julho daquele ano, foi sancionada a Lei n.º 6.867/86, que criou o Serviço Municipal de Vigilância (VIGISERV). Logo em seguida, foi formada, em 4 de agosto de 1988, a primeira turma de guardas municipais.
Inicialmente eram somente 110 profissionais, que atuavam em conjunto com os demais organismos de segurança pública, para garantir a segurança, prevenir acidentes, como também orientar os munícipes. Hoje, além de atuar de forma direta em mais de quinhentos equipamentos municipais, os guardas são responsáveis por ações de combate à pichação, desenvolvem atividades em conjunto com as polícias militar e civil e outros órgãos públicos, auxiliam na fiscalização urbana e na prevenção e proteção do transporte coletivo, junto com a URBS, entre outras diversas ações.

Fonte: Luiz Alberto Pena – Assembleia Legislativa do Paraná

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print

Outras Notícias