Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Como já era esperado, a SEGURANÇA está entre as prioridades do curitibano para 2023. O Fala Curitiba, que visa construir o orçamento público com base na participação popular, traz novamente a segurança como uma das principais políticas públicas demandadas pelos cidadãos.

Na maioria das regionais, subdivisões administrativas da cidade, a segurança se apresenta como 2ª maior demanda, 3ª no rank geral, com solicitação de maior investimento na Guarda Municipal, com ampliação das rondas preventivas. “Estamos alertando para esta questão há muito tempo, basta ver o histórico das audiências públicas. Segurança é prioridade todos os anos, sinal que a população está atenta aos problemas da cidade e quer uma atuação maior da Guarda Municipal.” Apontam os diretores do SIGMUC.

A questão da segurança muitas vezes esbarra na letargia da administração pública em por em prática suas próprias iniciativas. “Temos um fundo municipal de segurança pública que funciona? Temos um conselho municipal de políticas de segurança pública que funciona? Estamos alertando para o problema há anos, mas, sai ano e entra ano, e tudo continua igual. A população está de olho!” Complementam.

Com um orçamento previsto para 2023 é de um pouco mais de 11 bilhões de reais, conforme planilha apresentada aos vereadores pela Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, os investimentos em segurança se restringe a apenas uma reforma e duas construções, metade do que foi previsto para a o Esporte e Lazer. “Sabemos que a administração tem um projeto de construção de um estande de tiro, salas de aula e locais de atividade física para treinamento dos guardas municipais, mas até o momento nada foi feito. É lamentável”. Reclamam.

O SIGMUC continua no acompanhamento das audiências e está dialogando com a Câmara de Vereadores para que os apontamentos da população nas audiências do FALA CURITIBA não caiam no esquecimento.

SIGMUC – JUNTOS SOMOS FORTES!

Veja a apresentação.