You are currently viewing FALA CURITIBA REALIZA CONSULTA PARA LOA 2023

FALA CURITIBA REALIZA CONSULTA PARA LOA 2023

A prefeitura de Curitiba está disponibilizando pela internet, a consulta pública “FALA CURITIBA” para a construção da Lei Orçamentária Anual – LOA 2023.

A consulta contribui para a construção do orçamento que será empregado nos serviços públicos de acordo com as indicações dos cidadãos. Entretanto, o procedimento é constantemente alvo de críticas, uma vez que já foi demonstrado pelo SIGMUC que as prioridades nem sempre são atendidas.

A Segurança Pública é uma das áreas mais requisitadas pelos cidadãos, ficando constantemente entre as principais prioridades para alocação de recursos e investimentos, e posteriormente, se verifica no orçamento que o montante disponibilizado vai exatamente na contra mão das solicitações.

Em 2022, ainda sobre o efeito da Pandemia SarsCov-19, a Segurança ficou apenas atrás da saúde com o número de 77 indicações, (10 a menos), e ainda assim, não é difícil encontrar situações que demonstram o sucateamento da instituição. “Viaturas com quase 200 mil kms rodando 24 horas, postos próprios da Guarda Municipal desativados, guardas trabalhando sozinhos, mostra que efetivamente não condiz o discurso da prefeitura com a realidade.” Comentam os diretores do sindicato.

Outro ponto de crítica é o “direcionamento” das áreas para atender especificamente os temas desejados pela administração, que não condiz com a vontade do cidadão. “Se é para ouvir o cidadão, limitar as opções nos parece um direcionamento que não atende as expectativas.” Pontuam

O SIGMUC estimula a participação cidadã na administração pública, como forma de avaliação dos serviços públicos. “Investir na Guarda Municipal, com a contratação de efetivo e fornecer treinamentos e equipamentos atualizados, é a forma mais adequada de se propiciar segurança pública para os cidadãos” Finalizam.

O FALA CURITIBA está disponível pelo link abaixo, sendo necessário um cadastro prévio.
https://conecta.curitiba.pr.gov.br/fala-curitiba/login

SIGMUC – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES