Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Causou muita estranheza a leitura do documento, assinado pelo Diretor do Departamento da Guarda Municipal de Curitiba, intitulado “ORDEM DE SERVIÇO nº 162/2014”, o qual, segundo palavras do próprio texto, visa regular a participação da GMC na proteção das pessoas que estarão na Fan Fest FIFA Brasil 2014.

 

Primeiro que o evento, como o nome indica, é privado. Logo, a nosso ver, está se utilizando de um recurso público (no caso a GMC) para fazer a segurança de um evento particular. E isto não pode.

Segundo, conforme o próprio documento no seu item 4.7, a segurança interna das instalações (Pedreira Paulo Leminski) será feita por “vigilantes contratados”. Ou seja, o ente privado responsável pelo evento contratou segurança privada. Certíssimo. Até porque cobrou da Prefeitura de Curitiba por este serviço.

 

Terceiro, conforme, ainda, o próprio documento no mesmo item: haverá um efetivo da Polícia Militar, sem contato com o público, para atuar em força, no caso de eventual necessidade, precedendo o emprego de tropa de CDC. Ou seja, a força pública do Estado será usada para resolver “controle de distúrbios civis” (CDC).

Quarto, segundo informações que recebemos muitos GM’s foram deslocados dos bairros de Curitiba onde, além de terem suas vidas desorganizadas, prestam serviços de qualidade àquelas comunidades, para “atuarem na tal FAN FEST”.

 

Resta saber a real utilidade dos GM’s no referido evento, uma vez que a segurança será privada e caso saia do controle, será “controlada pela Policia Militar”. Seria a de fazer Marketing? Ou será que nestes 17 meses, da atual Administração Municipal, ainda não entenderam o que é a Guarda Municipal e qual o seu papel para o cidadão de Curitiba?