Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Guardas são mantidos expostos à insalubridade em terreno baldio no NRDS-BV.

 

Enquanto verificavam denuncias de falta de condições de trabalho e insalubridade, sofridas por guardas municipais, os diretores do SIGMUC se depararam com um dos “novos módulos móveis” da GMC estacionado em um terreno baldio, em região erma, sem comércios, com baixo fluxo de pessoas, e aparentemente, sem problemas de segurança. O local fica próximo ao residencial Aroeira V, na regional Boa vista. (quer saber o por quê dos “novos módulos?” clique aqui)

 

 

“novos módulos móveis” da GMC estacionado em um terreno baldio
“novos módulos móveis” da GMC estacionado em um terreno baldio

 

Ao serem abordados pela equipe do SIGMUC, os GMs informaram que foram remanejados pela chefia imediata, para cumprir escala no módulo móvel, e que o local de saturação foi determinado pela chefia.

 

A equipe do SIGMUC, além de constatar as péssimas condições de trabalho no módulo, descobriu que outro posto da GMC foi desativado, para que os Guardas Municipais estivessem ali presentes.

 

Também foi verificado, como de outras vezes, que não havia água no local de trabalho, muito menos local para a realização de necessidades fisiológicas (banheiro).

 

Segundo foi repassado aos diretores do sindicato, para conseguir água, os guardas devem se dirigir até uma construção (cerca de 50 metros) próxima. E que para usar o banheiro, devem se dirigir até a guarita instalada na portaria do residencial Aroeira V, que fica em frente ao terreno baldio em que está instalado o MMI.

 

Se isso não bastasse, o local escolhido para receber o “novo módulo móvel” da GMC, fica ao lado de uma estação de tratamento de esgoto, o que torna o local insalubre.

 

o local escolhido para receber o “novo módulo móvel” da GMC, fica ao lado de uma estação de tratamento de esgoto, o que torna o local insalubre.
o local escolhido para receber o “novo módulo móvel” da GMC, fica ao lado de uma estação de tratamento de esgoto, o que torna o local insalubre.

 

Ficou constatado que o “Novo Módulo Móvel da GMC” não possui CRLV (documento obrigatório para circulação de veículos) atualizado, possuindo apenas o documento de 2013 e que o EXTINTOR DE INCENDIO do módulo móvel está vencido desde 2010, o que segundo a lei de transito impede o veículo de trafegar.

 

2015-01-20-1323
o EXTINTOR DE INCÊNDIO do módulo móvel está vencido desde 2010

 

Diante da situação de total abandono a que foram relegados os guardas municipais escalados no MMI, estarrecendo os diretores do Sindicato, foi solicitada uma reunião urgente com o Superintendente da Defesa Social para que se proceda a possíveis correções.

 

Segundo o presidente do SIGMUC, Luiz Vecchi, será encaminhada nova denuncia aos órgãos competentes: “já existe Inquérito Civil aberto pelo Ministério Público sobre o tema, o sindicato vem lutando para que a Administração cumpra a legislação. É importante que os guardas municipais que estejam em situação semelhante, informem o sindicato”, disse o sindicalista.

 

Em conversa com o superintendente da SMDS Dr. Osíris Klamas, o mesmo ficou responsável em tomar as medidas necessárias para regularizar a situação dos guardas.