Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Há exatamente um ano atrás, no dia 15/10/2013, dezenove novos guardas municipais foram nomeados e o SIGMUC, dava as boas vindas aos novos integrantes da família AZUL MARINHO CURITIBANA.

 

Porém estes guardas municipais não têm muito que comemorar, depois de doze meses, até agora não passaram pelo Curso de formação da Guarda Municipal, o que impede que os mesmos trabalhem ostensivamente como guardas municipais.

 

Atualmente eles estão em funções administrativas, no Centro de Operações da Defesa Social e CIMEC. Fato é que a ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, durante este tempo, além de não promover o curso de formação necessário, não possibilitou que os mesmos o fizessem em outras escolas de formação de guardas municipais da região metropolitana, fato que já ocorreu em situações similares.

 

Só através do Judiciário

 

O ingresso destes dezenove guardas municipais se deu SOMENTE através de medida judicial, pois a Administração Municipal alegava que “não possuía recursos” para novas contratações. Porém o Poder Judiciário no julgamento de Mandado de Segurança entendeu que, uma vez que a Prefeitura de Curitiba, mesmo possuindo uma Guarda Municipal estruturada, criada para efetuar a segurança da população, bens e serviços públicos, insiste em investir recursos públicos em empresas de segurança particular, como é o caso de empresas terceirizadas do setor, desta maneira a prefeitura foi obrigada a proceder com a nomeação dos referidos candidatos que já haviam passado em todas as etapas do concurso e só aguardavam as nomeações, o que ocorreu no dia 15/10/2013.

 

Novamente, estes guardas municipais deverão recorrer ao Poder Judiciário para verem seus direitos serem atendidos.

 

CONCURSO PARA NOVOS GUARDAS, LENDA OU FICÇÃO?

 

O COMPROMISSO da atual Gestão, em dobrar o número do efetivo da Guarda Municipal até o final do mandato, ainda não saiu do campo das “promessas”.

 

Até agora, mesmo após a dispensa de licitação ter sido publicada no Diário Oficial do dia 2 de julho de 2014, sendo contratada a FUNPAR – Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura, ainda não foi divulgado o edital do concurso. Segundo informações do setor de recursos humanos da Prefeitura, o cronograma da seleção ainda não foi fechado com a organizadora, não tendo data para tal, porém a promessa é que saia até o final do ano.