Proposto programa habitacional para guardas municipais

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on print

Foi protocolado na Câmara de Curitiba, na terça-feira (22), uma indicação à prefeitura que sugere criar programa habitacional aos guardas municipais que residam em área de risco. A proposição será votada pelo pelo plenário em agosto, após o recesso parlamentar (201.00169.2014).

 

A justificativa da indicação cita como exemplo um programa que já existiu no Rio de Janeiro, o Moradia Segura. A iniciativa consistiu em um convênio entre o governo estadual fluminense e a Caixa Econômica Federal (CEF) para financiar imóveis aos policiais.

“Os guardas municipais que moram em favelas ou áreas de risco são expostos, junto a suas famílias, à ação de marginais, em virtude da profissão que exercem”, diz a proposição. “O programa teria como essência a inclusão social de tais profissionais, que guardam a vida do cidadão. Nada mais justo que o Poder Público lhes assegurar melhores condições de moradia, oferecendo uma qualidade de vida que será estendida a seus familiares.”

 

Indicações

Diferente dos projetos (que têm valor impositivo, e por isso são analisados pelas comissões temáticas e plenário) e requerimentos à Prefeitura de Curitiba (espécie de “alerta” ou solicitação de intervenção do Executivo, que pode ser atendida ou não), a indicação é um tipo diferente de proposição.

O vereador pode, pela indicação, sugerir ao Poder Executivo o envio de projeto sobre matéria de sua iniciativa ou, ainda, sugerir a realização de ato administrativo ou de gestão.

 

Determina o Regimento Interno (no artigo 126) que, apesar de a indicação ao Executivo não ter valor impositivo, ela precisa ser aprovada pelo plenário. As indicações são analisadas na segunda parte da ordem do dia, após a análise dos projetos de lei, em votação única.

 

Período eleitoral

Durante o período eleitoral, a Câmara de Curitiba não divulgará os autores das peças legislativas, como matérias de requerimentos e projetos. A instituição faz isso em atendimento às regras eleitorais deste ano, pois 40% dos vereadores são candidatos a outros cargos. Para que a comunicação pública do órgão não promova o desequilíbrio do pleito, a autoria ficará restrita ao SPL (Sistema de Proposições Legislativas), que pode ser acessado clicando-se sobre o código da proposição.

 

Para envio ao Executivo, a indicação para criar programa habitacional à Guarda Municipal precisa ser acatada pelo plenário, em votação única. (Foto – Anderson Tozato/CMC)
Para envio ao Executivo, a indicação para criar programa habitacional à Guarda Municipal precisa ser acatada pelo plenário, em votação única. (Foto – Anderson Tozato/CMC)

fonte: CMC

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print

FILIE-SE AO SIGMUC

INFORMATIVO SOBRE A PEC 32/2020

DENUNCIE IRREGULARIDADES

FACEBOOK

Outras Notícias