REUNIÃO DA PAUTA DE NEGOCIAÇÃO

REUNIÃO DA PAUTA DE NEGOCIAÇÃO

A reunião da pauta de negociações 2019 do último dia 31/05, trouxe a discussão apontamentos importantes quanto às questões de saúde, segurança e higiene do trabalho (condições de trabalho), assim como fatores de assédio moral.

A reunião se deu com os representantes do RHSO – Saúde Ocupacional e da Guarda Municipal, porém sem capacidade decisória.

Os diretores do SIGMUC questionaram a Administração, que as pautas relativas às condições de trabalho são as mesmas dos anos anteriores, e que os representantes da Administração insistem em “retomar” as discussões dos problemas, mas não apresentam nenhuma ação concreta para resolver os problemas apresentados pelo sindicato. “Entra ano e sai ano, os problemas são os mesmos” reclamam. Ainda sobre condições de trabalho relacionados à ergonomia, o SIGMUC apresentou questionamento quanto aos estudos que a Administração diz realizar para sanar as questões de doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, especialmente na questão de ergonomia (doenças relacionadas a coluna cervical), as questões de condicionamento físico e as questões relacionadas ao acompanhamento psicológico dos guardas municipais. A Administração se limitou a verificar a possibilidade de atender esta demanda, mas não disse quando e de que forma irá resolver a questão.

Em questão ao Assédio Moral, os diretores do SIGMUC alertam para o problema, e sinalizaram que se a Administração não tomar providências para coibir as práticas promovidas pelas chefias, as ações judiciais serão adotadas, haja vista que os guardas já estão sendo orientados a registrar cada conduta. “Assédio Moral É UMA CONDUTA REPROVÁVEL e já tramita projeto de lei no Senado Federal, configurando como CRIME a conduta, mas na Guarda Municipal, geralmente, a prática está relacionada à outra conduta tipificada, podendo  acarretar em abuso de autoridade, agravando ainda mais a situação”. Explicam os diretores do SIGMUC.

Outro ponto controverso entre o SIGMUC e a Administração, e que causou certo constrangimento, foi quanto à questão das munições. A Administração reconhece que substituiu as munições dos guardas municipais em quantidade inferior, e que a ação foi adotada sem estudo técnico, apenas financeiro. Os diretores do sindicato responderam com indignação a prática da Administração, afirmando que esta estaria economizando com materiais imprescindíveis, e colocando a vida do guarda municipal a risco, o que é inaceitável. As munições são de menor stopping power, com energia inferior e em quantidade menor. “Gestor que economiza com algo assim, tem que ser responsabilizado. Não se brinca de fazer Segurança Pública”, reclamam os diretores do SIGMUC.

O SIGMUC solicita aos guardas municipais que estejam sendo alvo de assédio moral, ou que estejam sendo submetidos à péssimas condições de trabalho, que registrem suas demandas no site do sindicato, ou que agendem atendimento jurídico diretamente na sede do SIGMUC. “Para mudarmos a realidade da Guarda Municipal, precisamos sair do anonimato. ” Finalizam.

Denúncias: http://sistema.sigmuc.org.br/denuncias

PLANO DE CARGO E CARREIRA

Apesar do sindicato não integrar o Grupo de Trabalho, formado apenas por integrantes da Administração, para revisão dos Planos de Carreira do funcionalismo municipal, noticias dão conta,  que no último dia 23/05/19, ocorreu uma reunião a portas fechadas, onde foi tratado da possibilidade de ser alterado o percentual e o interstício de tempo das progressões funcionais dentro do plano de carreira da Guarda Municipal.

A diretoria do SIGMUC, alerta que qualquer alteração do plano de carreira, neste sentido, acarretará mais distorções dentro da tabela de vencimentos do atual plano de carreira.

Não podemos aceitar NENHUMA FORMA DE “ACHATAMENTO”, ou PERDAS como ocorreram em planos anteriores.

A categoria deve se manter vigilante e pronta para reivindicar nosso direito legítimo de manifestação, pois é IMPORTANTE destacar que a CARREIRA DA GUARDA MUNICIPAL, foi a ÚNICA no serviço público municipal que teve AUMENTO DE ATRIBUIÇÕES nos últimos anos… e até agora não tivemos nenhum tipo de benefício, MUITO PELO CONTRÁRIO… SÓ PREJUÍZOS.

SIGMUC – JUNTOS SOMOS FORTES!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.