Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Os diretores do SIGMUC se reuniram com o secretário da SMDT, Guilherme Rangel, na tarde desta terça feira (16/07), para tratar de assuntos que movimentaram a categoria nas últimas semanas.

Foi solicitado junto ao secretário que houvesse uma padronização no tocante ao atendimento de ocorrências emergenciais envolvendo guardas municipais. “Os últimos episódios mostraram que não há um protocolo de atendimento para estas situações, e o caso mais recente envolvendo a morte de um colega, a categoria se revoltou com a forma com que a Guarda Municipal prestou o atendimento” comentam os diretores do SIGMUC. O Secretário apresentou a [textmarker color=”FFFF00″]Instrução Normativa nº 01/2019[/textmarker] da SMDT que estabelece a forma de atendimento a situações de vulto com guardas municipais. Para o SIGMUC isso já é um avanço, uma vez que a situação era tratada de forma aleatória pelos superiores e geralmente acabavam em processos administrativos disciplinares sem nenhuma razoabilidade.

O secretário aproveitou para explanar aos diretores do SIGMUC que a minuta de que trata a Corregedoria da Guarda Municipal está em fase final de construção. Os representantes da categoria alertam que a mudança da corregedoria para a SMDT é importante, contudo, ressalvam que ingerências ou vícios de forma podem causar mais prejuízos aos guardas municipais que se vejam processados administrativamente. “Não podemos confundir corregedoria forte com corregedoria autoritária” acrescentam.

A reunião finalizou com a previsão de que outros temas devem voltar a pauta, como os avanços do plano de carreira e de reaparelhamento da Guarda Municipal.

O SIGMUC está constantemente em Brasília para a reforma da previdência e não descuida do trabalho em Curitiba. “É um olho no peixe e outro no gato” finalizam os diretores do SIGMUC.

Clique aqui para visualizar a Instrução Normativa

SIGMUC – JUNTOS SOMOS FORTES