Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Sindicatos lançam carta unificada em resposta à política de ajuste fiscal que ataca servidores e piora serviços públicos

Sindicatos de servidores municipais de Curitiba e região metropolitana vão somar forças na luta contra a política de congelamento salarial e retirada de direitos. Em reunião realizada na última terça-feira (23), nove sindicatos decidiram combater as saídas propostas pelos prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC). Eles tentam jogar a conta da crise e da incompetência desses governos nas contas dos trabalhadores.

A reunião contou com a participação de sindicatos de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais. A primeira ação foi a produção de uma carta em resposta aos prefeitos da ASSOMEC. Durante as próximas semanas, o documento será divulgado na imprensa, lido em audiências nas câmaras de vereadores e debatido também nos bairros e unidades de serviço público.

O objetivo é denunciar para a população trabalhadora que que o ajuste fiscal proposto por esses prefeitos mira direitos e salários dos servidores municipais. Já os lucros de grandes empresários e financiadores das campanhas eleitorais e os altos salários dos cargos comissionados e funções gratificadas são mantidos e até mesmo ampliados em alguns casos.

Além de denunciar o que está em jogo com as medidas de ajuste fiscal, a união dos sindicatos também busca combater a proposta de criação de um fundo privado de previdência complementar para os servidores da região metropolitana.

No dia 12 de maio, o prefeito Rafael Greca convidou os prefeitos da ASSOMEC a aderirem ao CuritibaPrev, o fundo de pensão que ele pretende criar com o pacote de ajuste fiscal. Os escândalos envolvendo os fundos de pensão privados no Brasil, entretanto, mostram que essa proposta só prejudica os servidores. Esses fundos priorizam a garantia de lucro dos bancos e administradores, sem garantir qualquer segurança para os trabalhadores.

Fique atento e acompanhe as próximas notícias. Para combater a articulação daqueles que querem retirar nossos direitos, a resposta é a luta unificada de todos os servidores de Curitiba e região metropolitana!

Fonte: http://www.sismmac.org.br/noticias/2/informe-se/5879/servidores-de-curitiba-e-regiao-se-unem-contra-congelamento-de-salario