Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

“PLANOS DE CARREIRA DEVEM SER REPENSADOS”, AFIRMA SECRETÁRIO DE FINANÇAS, NA CÂMARA DE VEREADORES.

 

Os diretores do sindicato acompanharam nesta manhã (18/02/20), prestação de contas do Município referente ao 3º quadrimestre de 2019. A apresentação feita pela Secretaria de Finanças, em cumprimento ao que determina a Lei de Responsabilidade Federal (LRF), foi realizada durante Audiência Pública na Câmara dos Vereadores.

Nas explanações ficou demonstrado que a receita corrente líquida (RCL) teve um aumento de 3,99%, em comparação com o ano anterior, porém, houve uma queda vertiginosa com relação a gastos com pessoal durante a atual gestão, chegando ao patamar de 40,86% do orçamento, bem abaixo do limite máximo de 54% e o prudencial de 51,30%. O que na prática se reflete em arrocho salarial para o funcionalismo.

Durante a explanação, novamente, ficou evidente que a atual gestão preteriu seu quadro de servidores, promovendo uma política de desmonte do serviço público, priorizando obras de “asfalto”.

Atualmente, o vencimento inicial do cargo de Guarda Municipal é o pior entre as carreiras de nível médio da Prefeitura de Curitiba. Tivemos apenas arrocho salarial, perda de direitos e aumento de atribuições, sem a devida contraprestação pecuniária. Isto é reflexo da política de recursos humanos do Prefeito Rafael Greca, declarou o presidente do sindicato GM Luiz Vecchi.

Outro ponto a ser destacado, é a dívida de cerca de 130 milhões que a Prefeitura tem com os servidores aposentados, referente a indenizações, como licenças prêmio não fruídas.

Ao ser questionado, o Secretário de Finanças afirmou que um projeto de lei será encaminhado para a Câmara de Vereadores, para disciplinar o parcelamento destes valores.

Questionado pelo sindicato, sobre os valores destinados a Guarda Municipal, o secretário afirmou que o orçamento para a pasta vem aumentando, e que, inclusive uma parte dos 30% dos recursos oriundos das multas de trânsito impactados pela DRM (desvinculação de recursos do Município), retornaram para a Guarda Municipal, porém tais valores e destinações não foram discriminados pelo secretário.

Ao ser questionado sobre as despesas com pessoal, o secretário também afirmou que os planos de carreira do funcionalismo devem ser “repensados”.

Tal afirmação, transmite um recado para o funcionalismo, caso os planos de reeleição do Prefeito Rafael Greca se concretizem. Ou seja, mais DESVALORIZAÇÃO E PRECARIZAÇÃO DA CARREIRA.

#FORA GRECA