SIGMUC apresentou os avanços nas negociações do Novo Plano de Cargos Carreira

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on print

Coletivo apresentou os avanços nas negociações do Novo Plano de Cargos Carreira e Vencimentos da GMC.

 

Ocorreu ontem, dia 12/11/2013, na sede da UGT-PR, reunião com os guardas municipais e o Sindicato da categoria – SIGMUC, onde foi apresentado os pontos que já avançaram  em torno do Novo plano de Carreira da Guarda Municipal.

 

Estão encaminhados diversos pontos, como:

  • Tabela única;

  • Crescimento Anual;

  • Enquadramento por Tempo de Serviço;

  • Valorização a Capacitação continuada (Graduação);

  • Valor pelo desempenho na função de Supervisor e Inspetor vinculado ao vencimento base da carreira ( 1ª referência da tabela).

 

Diretora do SIGMUC Rejane, explicando plano de carreira.
Diretora do SIGMUC Rejane, explicando plano de carreira.

 

Alguns critérios, correspondentes a CARREIRA,  foram questionados pela Direção da GMC,  sendo realizado reunião entre o Grupo de Trabalho do Novo Plano de Carreira e o Inspetor Frederico de Carvalho, que solicitou algumas alterações.

 

Esta proposta de alteração foi levada para discussão junto aos guardas municipais, e compreendem basicamente estes tópicos:

Critérios técnicos para crescimento anual:

 

JUSTIFICATIVA:

a) Entre os critérios técnicos para crescimento anual, haviam sido apresentados  percentuais correspondentes a Faltas, Pontualidade e Punições.A proposta da Direção é que seja retirada a questão da Pontualidade e substituída pela participação no curso Bom Retorno. Em casos de impedimentos (médicos ou outros) o servidor poderá apresentar participação em outros cursos na área com carga horária equivalente a 120hs.

b)Percentual correspondente aos Guardas Municipais na função de Supervisor, que deixaria de corresponder a 15% e passaria a 9% :

 

JUSTIFICATIVA: 

a) Uma equipe de Supervisão de área será mantida em todos os turnos de trabalho, não havendo necessidade de se manter supervisores em todas as viaturas, como foi sugerido pelo Sindicato. Atualmente, sem as contratações que serão realizadas nos próximos anos, seria necessário cerca de 135 Supervisores, o numero atual é de 96.Este percentual já garantiria a abertura de 39 novas vagas .

B) Exigência de Curso Superior, como critério eliminatório para concorrer ao crescimento funcional, Supervisor e Inspetor:

 

JUSTIFICATIVA:

a) A carreira de Guarda Municipal, ainda, é nível médio, o que juridicamente       poderia inviabilizar e propiciar questionamentos legais, sobre tal exigência como critério para realizar o crescimento funcional. Pela proposta sugerida, a apresentação  do diploma de curso superior, seria considerado primeiro critério de desempate  em caso de notas iguais na prova objetiva, seguidos de tempo de serviço e posteriormente idade do servidor.

b) Responsabilização técnica das Classes de Guardas Municipais: A carreira apresenta hoje, três padrões e conforme proposta apresentada pelo Sindicato, passaria a  ter quatro classes, pois o estágio probatório passaria a ser uma classe distinta. Hoje, com base no Decreto Municipal nº  1.179/2012, existe responsabilidades distintas entre um padrão e outro, funções específicas que guardas municipais enquadrados em determinados padrões devem executar, PORÉM NA PRÁTICA ISSO NÃO É APLICÁVEL atualmente.

 

Democracia - servidores da Guarda Municipal de Curitiba escolhendo e contribuindo pra o futuro da carreira.
Democracia – servidores da Guarda Municipal de Curitiba escolhendo e contribuindo pra o futuro da carreira.

Na proposta apresentada pela Direção, seriam vinculadas as classes, atribuições similares ao que hoje é atribuído pelo Decreto, ou seja, os tão falados “macarrões”, divisas, distinguindo os guardas pelas diferentes classes.

As discussões avançam e todas as questões estão sendo encaminhadas para mesa de negociação e repassadas, discutidas e postas para aprovação ou rejeição nos coletivos.

 

 

 

 

Participe, faça parte você também da construção da sua carreira.

 

Filie-se ao seu sindicato!

SIGMUC – SINDICATO DOS SERVIDORES DA GUARDA MUNICIPAL

RUA: XV de Novembro, 1464, Sala 01 Centro

Tel: 41 -3264-5062

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print

FILIE-SE AO SIGMUC

INFORMATIVO SOBRE A PEC 32/2020

DENUNCIE IRREGULARIDADES

FACEBOOK

Outras Notícias