SIGMUC apresentou os avanços nas negociações do Novo Plano de Cargos Carreira

Coletivo apresentou os avanços nas negociações do Novo Plano de Cargos Carreira e Vencimentos da GMC.

 

Ocorreu ontem, dia 12/11/2013, na sede da UGT-PR, reunião com os guardas municipais e o Sindicato da categoria – SIGMUC, onde foi apresentado os pontos que já avançaram  em torno do Novo plano de Carreira da Guarda Municipal.

 

Estão encaminhados diversos pontos, como:

  • Tabela única;

  • Crescimento Anual;

  • Enquadramento por Tempo de Serviço;

  • Valorização a Capacitação continuada (Graduação);

  • Valor pelo desempenho na função de Supervisor e Inspetor vinculado ao vencimento base da carreira ( 1ª referência da tabela).

 

Diretora do SIGMUC Rejane, explicando plano de carreira.

Diretora do SIGMUC Rejane, explicando plano de carreira.

 

Alguns critérios, correspondentes a CARREIRA,  foram questionados pela Direção da GMC,  sendo realizado reunião entre o Grupo de Trabalho do Novo Plano de Carreira e o Inspetor Frederico de Carvalho, que solicitou algumas alterações.

 

Esta proposta de alteração foi levada para discussão junto aos guardas municipais, e compreendem basicamente estes tópicos:

Critérios técnicos para crescimento anual:

 

JUSTIFICATIVA:

a) Entre os critérios técnicos para crescimento anual, haviam sido apresentados  percentuais correspondentes a Faltas, Pontualidade e Punições.A proposta da Direção é que seja retirada a questão da Pontualidade e substituída pela participação no curso Bom Retorno. Em casos de impedimentos (médicos ou outros) o servidor poderá apresentar participação em outros cursos na área com carga horária equivalente a 120hs.

b)Percentual correspondente aos Guardas Municipais na função de Supervisor, que deixaria de corresponder a 15% e passaria a 9% :

 

JUSTIFICATIVA: 

a) Uma equipe de Supervisão de área será mantida em todos os turnos de trabalho, não havendo necessidade de se manter supervisores em todas as viaturas, como foi sugerido pelo Sindicato. Atualmente, sem as contratações que serão realizadas nos próximos anos, seria necessário cerca de 135 Supervisores, o numero atual é de 96.Este percentual já garantiria a abertura de 39 novas vagas .

B) Exigência de Curso Superior, como critério eliminatório para concorrer ao crescimento funcional, Supervisor e Inspetor:

 

JUSTIFICATIVA:

a) A carreira de Guarda Municipal, ainda, é nível médio, o que juridicamente       poderia inviabilizar e propiciar questionamentos legais, sobre tal exigência como critério para realizar o crescimento funcional. Pela proposta sugerida, a apresentação  do diploma de curso superior, seria considerado primeiro critério de desempate  em caso de notas iguais na prova objetiva, seguidos de tempo de serviço e posteriormente idade do servidor.

b) Responsabilização técnica das Classes de Guardas Municipais: A carreira apresenta hoje, três padrões e conforme proposta apresentada pelo Sindicato, passaria a  ter quatro classes, pois o estágio probatório passaria a ser uma classe distinta. Hoje, com base no Decreto Municipal nº  1.179/2012, existe responsabilidades distintas entre um padrão e outro, funções específicas que guardas municipais enquadrados em determinados padrões devem executar, PORÉM NA PRÁTICA ISSO NÃO É APLICÁVEL atualmente.

 

Democracia - servidores da Guarda Municipal de Curitiba escolhendo e contribuindo pra o futuro da carreira.

Democracia – servidores da Guarda Municipal de Curitiba escolhendo e contribuindo pra o futuro da carreira.

Na proposta apresentada pela Direção, seriam vinculadas as classes, atribuições similares ao que hoje é atribuído pelo Decreto, ou seja, os tão falados “macarrões”, divisas, distinguindo os guardas pelas diferentes classes.

As discussões avançam e todas as questões estão sendo encaminhadas para mesa de negociação e repassadas, discutidas e postas para aprovação ou rejeição nos coletivos.

 

 

 

 

Participe, faça parte você também da construção da sua carreira.

 

Filie-se ao seu sindicato!

SIGMUC – SINDICATO DOS SERVIDORES DA GUARDA MUNICIPAL

RUA: XV de Novembro, 1464, Sala 01 Centro

Tel: 41 -3264-5062

Comentários

  1. Adriano Pereira
    Adriano Pereira 13 novembro, 2013, 15:46

    Acredito que colocar diferenças no uniforme e nas atribuições dentro do mesmo grupo, não irá trazer benefícios dentro da corporação. A valorização propriamente dita se dá no contracheque. Antigão não tem que mandar, tem que ganhar bem, pois já temos a hierarquia necessária para direcionar e comandar a GMC.

    Responder esse comentário
  2. guarda
    guarda 13 novembro, 2013, 17:17

    Não pude participar da reunião porque estava trabalhando,mais lendo, gostaria de dois esclarecimentos:
    O primeiro é com relação ao crescimento para supervisão,o curso superior é para desempate ou eleminatório?
    A segunda dúvida é com relação a quatidade de supervisores investidos no cargo,estão propondo a redução de cerca de 225 para 135,nós teremos menos vagas? De quem é esta proposta?

    Responder esse comentário
  3. Michael
    Michael 13 novembro, 2013, 19:16

    Punições… bom eu posso garantir que mais da metade do pessoal que trabalha na rua tem pelo menos uma punição… Como diz o velho ditado, na policia quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra menos e quem não trabalha é promovido.

    Responder esse comentário
  4. jair
    jair 13 novembro, 2013, 20:48

    numa instituição como a nossa padrões de hierarquia são importantes sim, pois junto da hierarquia também vem o acréscimo salarial, mas quem acha que valorização só se dá com aumento salarial com certeza não quer saber de ter mais responsabilidade no serviço ou seja quer apenas ganhar pra não fazer nada.

    Responder esse comentário
  5. zeilto dalla villa
    zeilto dalla villa 14 novembro, 2013, 07:19

    concordo em partes com o Jair, porém entendo que quando um servidor é investido com alguma responsabilidade no serviço onde haja melhorias salariais, tem que ser cobrado dele essa responsabilidade, pois só assim ele não ficará livre de atribuições pertinentes à função desempenhada.

    Responder esse comentário
  6. Plinio
    Plinio 14 novembro, 2013, 21:38

    Não sou Filiado ao SIGMUC, porém, acredito no talento e na competência de antigos e de novatos. É imprescindvel em qualquer corporação a mescla de gerações: novatos têm a energia que prória dos jovens, os antigos têm a experiência aumulada ao longo dos tempo e serenidade nas tomadas de decisão. Se a gmc existe e se encontra no patamar que está, nos dia de hoje em grande parte,é gracas a contribuição dos gms de turmas mais antigas e de turmas contemporâneas que vieram para somar, multiplicar feitos positivos e crescer.O colega foi bastante infeliz na sua expressão de opinião.
    Entendo que, para que os planos tenho maior legitimida com a participação da maioria de GMs, essas reuniões deveriam ser realizadas em duas noites distintas, ou seja, uma numa noite par e outra uma noite impar, isto, para oportunizar que os colegas que estivessem de serviço no dia do evento pudessem participar dessas reuniões e dessa forma, exprimir o anseio e a expectativa da maioria.

    Responder esse comentário
  7. luis
    luis 16 novembro, 2013, 06:00

    acabei de ver a FAS ja vai receber em novembro o reenquadramento, e nós talvez só o ano que veem, por que não negocias os dois sindicados juntos agora para ainda este ano, pois até talvez o ano que vem o quanto todos mas todos nós vamos perder, parem de discutir entre a ou b, juntem as forças vamos perder muito, praticamente todos ja estão recebendo e nós com sempre ficamos para trás.

    Responder esse comentário
  8. pedro augusto
    pedro augusto 16 novembro, 2013, 14:19

    parem de brigar com isso todos nós estamos perdendo e vamos perder ainda mais, só vamos ganhar algo em 2014 por pura mesquinharia, juntem as forças, e apresentem um plano bom para todos, e a nivel de conhecimento a FAS ja esta com o aumento novo e mais uma vez ficamos de fora, parem de brigarrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

    Responder esse comentário
  9. Reginaldo Diniz
    Reginaldo Diniz 19 novembro, 2013, 18:23

    concordo com você Adriano, isto só vai desunir o grupo ainda mais, pois “alguns” com maior tempo de casa, são ignorantes e mal instruídos, e vão se achar o rei da cocada preta, e os mais novos que na “maioria” das vezes tem uma formação e um preparo melhor, vão ter que ficar submissos, só vai criar problemas ao grupo.

    Responder esse comentário
  10. antonio
    antonio 24 novembro, 2013, 12:25

    com esse seu comentário REGINALDO DINIZ que vai desunir o grupo que ignorância é sua por fazer esse comentário que instrução que você deve da guarda é igual pra todos

    Responder esse comentário
    • Reginaldo Diniz Verdadeiro
      Reginaldo Diniz Verdadeiro 11 março, 2015, 00:15

      Sacanagem, estava navegando na net e vi este comentário aqui, algum FDP falou esta merd@ e usou meu nome, eu sou o GM Reginaldo Diniz e não comento nada no site só Sigmuc a não ser esta minha defesa.

      Responder esse comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios*