Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

O SIGMUC participou, nesta quinta-feira, 4, de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Curitiba, tendo como tema a Segurança nas Escolas. A direção do sindicato esteve representando os guardas municipais e defendeu a valorização da categoria e o fortalecimento da instituição Guarda Municipal.

Rejane Soldani, presidente do SIGMUC, falou durante a Audiência. Ela destacou que uma das maneiras de melhorar a segurança nas escolas é justamente investir na Guarda Municipal, tanto na estrutura e condições de trabalho quanto no aumento do efetivo.

VEJA VÍDEO:


Ela lembrou que, inclusive, o plano de governo da atual gestão de Curitiba tinha como meta a realização de concurso público, mas até agora isso não aconteceu. “A meta era a contratação de 600 novos guardas, mas nem mesmo o edital do concurso foi feito. Hoje, o município de Curitiba tem previstas 2.999 vagas para o cargo de guarda municipal, mas apenas 49% estão preenchidas”, comenta.

A presidente do SIGMUC citou também que a própria lei municipal prevê que cabe aos guardas municipais o atendimento às escolas, não cabendo, portanto, que essa atribuição seja destinada à iniciativa privada.

Durante a Audiência, o SIGMUC ressaltou que a atual política de recursos humanos da gestão municipal não valoriza o servidor e, por isso, os guardas municipais estão lutando pelo descongelamento do Plano de Carreira, para que possam ter valorização e respeito.

A diretoria do sindicato também fez panfletagem no evento desta quinta-feira, distribuindo o anuário de ocorrências atendidas pelos guardas municipais em 2022, como forma de destacar o grande trabalho desenvolvido pela categoria, mesmo com as condições precárias e sem o devido reconhecimento.