Guarda municipal é ouro no campeonato brasileiro de jiu-jitsu

Guarda municipal é ouro no campeonato brasileiro de jiu-jitsu

O guarda municipal Vagner de Oliveira Benedito, cujo apelido é Shrek, acaba de se tornar campeão brasileiro de jiu-jitsu na categoria 94-101 quilos. A conquista ocorreu na semana passada, em Barueri (SP), e habilita o atleta a disputar o campeonato mundial do esporte, a ser realizado no fim de agosto, em Las Vegas (EUA).

Benedito também trouxe para Curitiba uma medalha de bronze na categoria “Absoluto” – resultante da disputa somente entre os medalhistas de ouro.

Vagner “Shrek” de Oliveira tem 35 anos, 1,82 metro de altura e 99 quilos. Ele entrou na Guarda Municipal de Curitiba em 2006, quando tinha 22 anos; hoje está lotado no Núcleo Regional Bairro Novo da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito.

Começou a praticar jiu-jitsu aos 18 anos, quando se mudou para Curitiba com a família. Durante a adolescência, lutou caratê em Figueira, no Norte Pioneiro. Na época, treinava com o irmão Reginaldo, que até hoje se dedica ao esporte e dá aulas em projetos de contraturno escolar da Prefeitura.

Nesses quase 18 anos, o interesse pelo jiu-jitsu cresceu, levando Shrek a se dedicar mais aos treinos, em especial do ano passado para cá. Os esforços deram resultado: entre 2017 e 2018 ele ganhou 39 medalhas. Entre elas estão as de campeão sul-americano e paranaense, ambas de ouro, conquistadas em 2017. Só no ano passado foram 25 pódios e 25 medalhas, sendo 23 de ouro e duas de prata.

Trabalho e treino
O guarda é determinado e focado nos treinos. “São dois treinos diários de jiu-jitsu na Garage Team, filiada à equipe mundial de Jiu-jitsu Checkmat, mais a musculação na academia Alive Gym”, conta. O único filho, Bryan, de 13 anos, treina com o pai campeão.

Entre o trabalho e os treinos, a meta do campeão é conseguir patrocínio para viabilizar a viagem aos Estados Unidos e tentar trazer mais uma medalha para Curitiba. Por enquanto, ele tem o apoio da academia de musculação e da loja Edimaster, especializada em produtos para atletas, que banca parte de sua suplementação nutricional.

 

Fonte: Página Prefeitura de Curitiba

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios*