Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Na tarde desta segunda-feira, os diretores do SIGMUC, juntamente com os guardas municipais e seus familiares, estiveram na Câmara Municipal de Curitiba para uma Audiência Pública. O evento foi uma articulação do próprio sindicato, em parceria com os CONSEGs, e teve como tema a NECESSIDADE DE DESCONGELAMENTO DO PLANO DE CARREIRA DOS GUARDAS MUNICIPAIS.

A propositura da Audiência partiu do mandato da vereadora Giorgia Prates, presidente da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Câmara de Curitiba. Nas últimas semanas, o SIGMUC vinha conversando com ela e com outros vereadores sobre a necessidade urgente de se colocar em debate a pauta.

No evento desta segunda, a diretoria do SIGMUC apresentou a realidade da categoria, expondo o atual cenário de insatisfação e, principalmente, de desvalorização por parte da gestão municipal. São mais de 7 anos com a carreira congelada e sem nenhuma perspectiva de valorização.

A presidente do SIGMUC, Rejane Soldani, fez uma fala durante a Audiência, destacando todo o trabalho dos guardas municipais e fazendo um resumo da atual situação da categoria. Foi dito, por exemplo, que os GMs enfrentaram, nos últimos anos, um aumento de 69,11% na carga de trabalho, inclusive, com grande aumento de ocorrências atendidas (mais de 47.600 em 2022).

O aumento de trabalho e de atribuições não foi acompanhado pelo crescimento de efetivo. Ao contrário disso, a quantidade de guardas municipais diminuiu. Em 2012, eram mais de 1.700. Atualmente, são 1.470, mesmo havendo 2.999 cargos criados em lei. Dessa forma, há um déficit de 50,98% no efetivo.

VEJA A AUDIÊNCIA PÚBLICA:

Além disso, aumentou o trabalho, mas não houve nenhum reconhecimento e valorização. De acordo com levantamento do SIGMUC, os GMs estão entre os menores pisos salariais dos servidores públicos de Curitiba de nível médio.

A direção do SIGMUC destacou toda indignação com a falta de respeito aos guardas municipais e pediu apoio dos vereadores e da população para um olhar diferenciado para a categoria, ressaltando que a Prefeitura precisa destravar as negociações para o descongelamento do Plano de Carreira.

Dezenas de GMs participaram da Audiência Pública desta tarde, demonstrando a força, a união e a luta por valorização. O SIGMUC parabeniza a todos que estiveram presentes e agradece à vereadora Giorgia Prates e demais parlamentares que participaram do evento.