Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

A categoria se reuniu no salão do sindicato (21) para deliberar sobre os próximos passos a serem seguidos pelo SIGMUC.

Primeiramente, a Diretoria ressaltou a importância das atividades e da participação da categoria em qualquer discussão que envolva assuntos relacionados a criação de Estatuto próprio para a Guarda Municipal. “A Lei 13.022/2014 trouxe grandes modificações e a Administração ainda não se adequou à Lei, isso efetivamente ocorrerá com a implantação do Estatuto Próprio, que adequará a Ouvidoria e criará a Corregedoria”, comentam os Diretores.

A intenção de se criar um Estatuto próprio é antiga, e virou uma exigência após a aprovação do Estatuto Geral das Guardas Municipais.

Em 2013, houve uma tentativa de formação  de grupo de trabalho, porém infrutífera. Clique aqui e leia. (https://sigmuc.org.br/site/sigmuc-solicitou-participacao-efetiva-da-categoria-na-composicao-da-nova-comissao-do-estatuto/)

Oficialmente, o  processo  de estudos se iniciou em 2016, com a criação de um grupo de trabalho.

Histórico de Reuniões

Um projeto de minuta de estatuto, foi elaborado pela categoria durante a realização do Seminário de discussões sobre o Estatuto realizado nos dias 22 e 23 de maio, ainda no ano de 2015. Clique aqui para acompanhar : https://sigmuc.org.br/site/seminario-estatuto-da-guarda-de-curitiba/

Primando pela participativa ativa de todos os  trabalhadores nos assuntos de seus interesses, a proposta de estatuto da categoria ficou disponibilizada para análise e apresentação de sugestões no site do sindicato (https://sigmuc.org.br/site/proposta-de-estatuto-sera-apresentada-pela-categoria/) e posteriormente passou por análise e aprovação em Assembleia Geral da Categoria ocorrida no dia 28 de agosto daquele ano.

A proposta encaminhada serviu como base, no decorrer do ano de 2016,  para as discussões ocorridas no âmbito do grupo de trabalho formado por representantes da SMDS, PGM, IMAP, SMRH, IPMC e dois representantes do sindicato (titular+suplente, conforme Portaria da SMDS nº 15/2016). Clique aqui para acompanhar: https://sigmuc.org.br/site/estatuto-da-guarda-municipal/ e  aqui : https://sigmuc.org.br/site/comissao-do-estatuto-proprio-da-gmc-se-reune/

O atual Secretário, assumiu a pasta da SMDS no mês de agosto e pretende retomar as discussões a certa do tema, conforme informou aos diretores do sindicato em reunião ocorrida no dia 04/09.

Como o trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho, não conseguiu avançar nos pontos mais polêmicos, como a questão da Corregedoria, por exemplo, na Assembleia Extraordinária ocorrida na data de ontem(21/09) houveram rediscussões sobre o formato e a exposição de modelos já existentes: como a Corregedoria da GCM de São Paulo e da própria Polícia Civil do Estado do Paraná.

Outro assunto de importância, analisado e tratado na Assembleia,  são as ações judiciais que serão propostas pelo SIGMUC.

Assim como no PACOTAÇO o sindicato apresentou ações contra a arbitrariedade da Administração, outras precisam ser propostas para que os direitos dos servidores continuem sendo resguardados.

Também foi  apresentado na assembleia, uma proposta de convênio com o Araucária AquaPark, pelo qual o guarda municipal e sua família, poderão desfrutar de toda a estrutura que o parque oferece.

Maiores informações sobre esta parceria, serão repassadas pelos canais de comunicação do sindicato nos próximos dias ou pelo fone 3264-5062.

SIGMUC – JUNTOS SOMOS FORTES