Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

A Assembleia Legislativa promoveu ao final da tarde desta sexta-feira (11) uma sessão solene em comemoração ao 28º aniversário da Guarda Municipal de Curitiba. Durante a cerimônia, que atendeu a uma proposição do deputado Mauro Moraes (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública, agentes da corporação foram homenageados em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. Diversas e destacadas autoridades prestigiaram a solenidade para a Gloriosa Guarda Municipal de Curitiba.

Origens – Em 1986, quando a cidade de Curitiba enfrentava um aumento nas depredações nos espaços municipais, surgiu a proposta de se criar um grupo diferenciado, que priorizasse a melhor proteção da população e do patrimônio público. Com este intuito, em 17 de julho daquele ano, foi sancionada a Lei n.º 6.867/86, que criou o Serviço Municipal de Vigilância (VIGISERV). Logo em seguida, foi formada, em 4 de agosto de 1988, a primeira turma de guardas municipais.
Inicialmente eram somente 110 profissionais, que atuavam em conjunto com os demais organismos de segurança pública, para garantir a segurança, prevenir acidentes, como também orientar os munícipes. Hoje, além de atuar de forma direta em mais de quinhentos equipamentos municipais, os guardas são responsáveis por ações de combate à pichação, desenvolvem atividades em conjunto com as polícias militar e civil e outros órgãos públicos, auxiliam na fiscalização urbana e na prevenção e proteção do transporte coletivo, junto com a URBS, entre outras diversas ações.

Fonte: Luiz Alberto Pena – Assembleia Legislativa do Paraná