CCJ DA CÂMARA APROVA ARQUIVAMENTO DE PL DO EXAME TOXICOLÓGICO PROPOSTO POR VEREADOR

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on print

O Projeto de Lei proposto pelo vereador Renato Freitas (PL005.00169.2021) instituindo realização de exames psicológicos e toxicológico anuais, aos integrantes da Guarda Municipal de Curitiba, tem parecer PELO ARQUIVAMENTO, junto a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Vereadores.

No Parecer nº 301/2021, que teve votação favorável de 6(seis) vereadores da comissão, em face de 3(três) vereadores que votaram contrário, entendeu-se que “Projeto de Lei esbarra em evidente VÍCIO DE INICIATIVA, por ofensa aos incisos II e III do artigo 53 da Lei Orgânica do Município”, conforme havia apontado a Instrução da PROJURIS( Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal de Curitiba).

No parecer, também foi apontado que:

“Inquestionavelmente, o Projeto de Lei cria regras diretas sobre a administração do corpo de servidores do Poder Executivo, atribuindo-lhe, também, uma série de novas atribuições.

Assim, conforme corretamente delineado pela PROJURIS e à luz da jurisprudência dos Tribunais, somente o Prefeito Municipal, no exercício de sua iniciativa privativa expressa, poderia apresentar Projeto de Lei com a temática ora analisada.

Ainda que assim não fosse e a proposição ultrassasse o vício supramencionado, haveria que se apontar também a ilegalidade por ofensa ao estatuto de Direito Financeiro, uma vez que o Projeto de Lei não indica o impacto econômico da proposta, nem indica sua fonte de custeio. Tratar-se-ia, portanto, de desatendimento aos artigos 165, 166 e 167 da CF; artigos 54 e 132 da LOM; artigos 15, 16 e 17 da LRF e artigo 9º da LRF Municipal.”

O projeto aguarda finalização de prazo recursal, para arquivamento em definitivo, o que ocorre em 5(cinco) dias úteis.

Acompanhe o parecer na íntegra

parecer_toxicologico

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print

FILIE-SE AO SIGMUC

INFORMATIVO SOBRE A PEC 32/2020

DENUNCIE IRREGULARIDADES

FACEBOOK

Outras Notícias