Apesar da propaganda do atual Prefeito Rafael Greca, afirmar que comprou uniformes para todos os guardas municipais, servidores que procuram o setor recebem um NÃO como resposta.
Desde setembro do ano passado, encontra-se em vigência a Portaria nº 12 da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito (SMDT), que dispõe sobre a temporalidade do uso de uniformes e acessórios utilizados pela Guarda Municipal de Curitiba.
Mas na gestão Rafael Greca, parece que nem mesmo sua própria legislação é cumprida, pois guardas municipais que procuram substituir as peças usadas, não vem conseguindo efetuar a reposição necessária.
De acordo com a Portaria, uma camiseta ou uma calça por exemplo, tem vida útil de 6 meses, devendo ser reposta ao final deste período, porém, grande parte do efetivo vem sendo obrigado a trabalhar um ano inteiro sem que haja a devida reposição.
Lembrando que as equipes da Guarda Municipal, trabalham diuturnamente, em regime de escala de trabalho, em contato direto com pessoas. O que neste momento de Pandemia de Covid-19, exige maior número de trocas de uniforme.
Em alguns casos, relatos dão conta que estão sendo repassados uniformes usados, para os guardas municipais.
O sindicato, vem cobrando a administração sobre estas situações, e solicita que todas as reclamações referentes ao descumprimento da Portaria vigente, sejam registradas e encaminhas para o sindicato, que já estuda medidas judiciais para garantir o cumprimento da legislação.
Veja a portaria:
uniformeSIGMUC – Juntos somos fortes!