Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

A vereadora Flávia Francischini (União) e o Vereador Professor Euler (MDB), debateram e estão encaminhando proposições para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, solicitando ao Ministro Anderson Torres, edição da Portaria de padronização da identificação funcional dos guardas municipais.

Segundo o que determina o Art. 43 da Lei Federal 13.675/2018, que implantou o Sistema Único de Segurança Pública no país, é de competência do Ministério a edição da portaria.

A Guarda Municipal integra o sistema de segurança pública do país, como integrante operacional no âmbito dos municípios.

Já foram editadas várias portarias padronizando a carteira funcional de outras categorias da segurança pública, como polícias militares, civis, peritos criminais e bombeiros, porém, até o presente momento ainda não foi feito portaria específica para os guardas municipais.

A FENAGUARDAS – Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais, entidade a qual o SIGMUC é membro fundador, já formalizou pedido de regulamentação, mas quanto mais pedidos forem enviados, mais será reforçada a pauta no Ministério.