Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Os policiais federais no Paraná fazem, a partir desta segunda-feira (26), uma paralisação de 48 horas. O anúncio foi feito pelo Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Paraná (Sinpef-PR). A paralisação começa com uma concentração em frente à Superintendência da PF no Paraná, no Santa Cândida, a partir das 9 horas, e com um ato público marcado para esta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa.

Entre outras reivindicações, os policiais defendem uma reestruturação da carreira, aumentos salarial e pedem ainda que a ascensão a cargos de chefia não seja privilégio dos delegados. “Hoje, você tem um policial com 30 anos de casa, que sabe tudo sobre investigação, e que fica impedido de ocupar novos cargos por conta da estrutura. Muitas vezes, esse policial vai ser chefiado por uma pessoa que passou em um concurso e vai para um posto de comando sem saber quase nada sobre investigação. Isso acaba sendo frustrante”, disse o presidente da Federação Nacional dos Policias Federais (Fenapef), Jones Borges Leal.

Na última terça-feira, policiais federais de Minas Gerais, do Amazonas, do Acre, e de São Paulo fizeram uma paralisação de 48 horas. A decisão foi tomada após reunião no dia 14, com os ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog) e da Justiça (MJ), com o objetivo de dar continuidade às negociações sobre reestruturação da carreira e reajuste salarial.

De acordo com a categoria, o governo disse que vai apresentar uma resposta até o dia 26 de agosto. O Planejamento acenou com o reajuste de 15,8% até 2015, proposta rejeitada pela Fenapef. Os policiais disseram que os serviços prestados à população, como emissão de passaportes, e as demais funções dos policiais, como investigações e registro de porte de arma, serão feitas com o efetivo mínimo, que é 30% dos servidores.