Prefeitura quer aprovar às pressas (véspera de feriado) aumento do desconto do ICS
Na próxima quarta (11), às 8h30, venha acompanhar a reunião do Conselho de Administração que pretende votar esse absurdo
A Prefeitura quer aprovar na próxima quarta-feira (11), véspera de feriado, o aumento do desconto pago pelos servidores para o Instituto Curitiba de Saúde (ICS). A proposta da administração é aumentar a alíquota dos atuais 3,14% para 4,29%. A alíquota patronal paga pela Prefeitura também aumentaria, mas em um percentual menor, de 3,65% para 4,29%.
Não podemos permitir que aprovem esse aumento às pressas, enquanto a Prefeitura deve mais de R$ 63 milhões para o Instituto. Venha protestar e acompanhar a reunião do Conselho de Administração do ICS que pretende aprovar esse absurdo, na próxima quarta-feira (11), às 8h30, no auditório do ICS (Av. Marechal Floriano Peixoto, 1895).
Aumento da alíquota
A convocação para essa reunião extraordinária foi entregue aos sindicatos nesta quinta-feira (5). A proposta de igualar as alíquotas em 4,29% representa um aumento de 36,6% no valor pago pelos servidores. O valor é absurdo, diante de um cenário econômico em que a inflação estimada até outubro é de 5,78%.
É mais uma tentativa de jogar a conta da crise nas costas das servidoras e servidores municipais.Enquanto tentam aumentar a cobrança do ICS, a Prefeitura afirma que não sabe se pagará a reposição da inflação na data-base, que já foi adiada com a aprovação do pacotaço.
Além da falta de diálogo com os servidores, a tentativa de aprovar a mudança desrespeita as regras de transparência. Os dados financeiros usados para calcular o aumento da alíquota não foram repassados aos sindicatos e o Conselho Fiscal, responsável por fiscalizar as contas do Instituto, não se reuniu sequer uma vez neste ano.