Com apenas dois votos contrários, Indiara Barbosa e Amália Tortato, ambas do partido NOVO, os vereadores aprovaram os projetos do executivo que concede o reajuste os vencimentos dos servidores com base no IPCA.
Segundo o texto, os servidores terão o retorno dos 3,14% referentes a data-base de 2020 e de 10,25% referente a data-base 2021. Os vereadores que votaram pela aprovação dos projetos fizeram questão de frisar que os percentuais não importam em aumento real de salários, mas o reequilíbrio dos vencimentos frente a inflação do período.
Os projetos serão votados novamente em 2º turno na próxima sessão (13), e se aprovado, serão incorporados nos vencimentos dos servidores já no pagamento de janeiro deste ano.
O sindicato ressalta que o reajuste é importante para se evitar a perda do poder de compra dos servidores, que já sofreram com o congelamento dos planos de carreiras desde 2017 e reforça que é necessário revisar os vencimentos básicos dos Guardas Municipais, que são os servidores que mais agregaram novas funções e responsabilidades nos últimos anos além de atuar na linha de frente de combate a pandemia Covid-19. “Nós já apresentamos aos vereadores e a administração as demandas da categoria, e esperamos reestruturar a carreira elevando os vencimentos básicos à complexidade das funções dos guardas,” citam os diretores do SIGMUC.
SIGMUC – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!