Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Celebrado em mais de 128 nações, o dia internacional da Democracia é celebrado no dia 15 de setembro. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas em 2007 em homenagem as Declaração Universal da Democracia, assinada em 1997.

A Democracia, forma de governo na qual o poder soberano está nas mãos do povo (demos = povo, kratos = poder), estabelece que as decisões soberanas dependem da aprovação popular. No Brasil, a democracia é exercida por meio de representantes eleitos, diretamente pelo voto.

Recentemente, em momento político conturbado, a democracia tem sido colocada à prova, obrigando que instituições se posicionem firmemente contra os insistentes ataques ao sistema democrático. “O SIGMUC, entidade classista de defesa dos direitos dos guardas municipais, fruto direto da construção democrática que se estabeleceu no pacto constitucional, vem demonstrar seu devido reconhecimento e apreço pela democracia e a tudo o que ela representa.” Aponta sua diretoria. Os movimentos classistas, maior demonstração da liberdade da manifestação trabalhadora, só é possível existirem em ambientes democráticos. “Não podemos permitir retrocessos autoritários”, Completam.

O sistema democrático é o único sistema onde se é possível dar voz e vez aos menos favorecidos, e diminuir os abismos sociais que levam o povo a uma situação de miserabilidade, seja ela econômica, cultural ou de qualquer outra ordem, uma vez que permite o espaço para a divergência de ideias. “Viva a DEMOCRACIA!” Finalizam

SIGMUC – JUNTOS SOMOS FORTES!