Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Os diretores do SIGMUC estiveram na Câmara Municipal de Curitiba, nesta segunda-feira, para reforçar aos vereadores a necessidade de um diálogo mais aprofundado a respeito do plano de carreiras dos guardas municipais. Essa mesma demanda foi apresentada ao secretário de governo municipal, Luiz Fernando Jamur, e aos vereadores no final de 2022.

A diretoria do sindicato ressalta que o quadro de efetivo vem sendo reduzido sistematicamente por falta de perspectiva dos novos guardas municipais. “Estamos com servidores há mais de 10 anos recebendo o vencimento básico da carreira, e os mais novos, segundo a metodologia de crescimento funcional apresentada ano passado pela SMRH, só passariam a ter acesso aos benefícios após 24 anos de atividade, e se ocorressem os procedimentos, o que é um verdadeiro absurdo”, comentam os diretores.

Durante a visita desta manhã, foi entregue a todos os vereadores o Anuário de Ocorrências dos Guardas Municipais 2022, produzido pelo SIGMUC. O documento demonstra através de números a relevante contribuição que estes servidores prestam à sociedade na área da Segurança Pública.

Na oportunidade, o vice-presidente do SIGMUC, Roberto Kuss, relembrou aos parlamentares que a carreira da Guarda Municipal foi a que mais sofreu acréscimo de atribuições nos últimos anos. De 2014 em diante, os guardas municipais têm realizado inúmeras atividades, e recentemente, após convênio com a Polícia Rodoviária Federal, passou também a desempenhar o papel de fiscalização e ordenamento de trânsito em rodovias federais, inicialmente na BR – 376 / 116 (Linha Verde).

Por fim, o SIGMUC informa que a reunião para o andamento do projeto de lei que trata do descongelamento do plano de carreiras que será enviado ao legislativo ainda não possui data definida, mas está prevista para ocorrer ainda no começo do semestre.