Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

O encontro foi realizado pela Procuradoria Regional do Trabalho 9ª Região do Ministério Público do Trabalho, por videoconferência, no final da manhã de ontem (08/04/20) contando com a participação de representantes de todos os sindicatos das carreiras que integram o funcionalismo público municipal e representante da Procuradoria Geral do Município de Curitiba.

O SIGMUC apresentou os problemas enfrentados pelos guardas municipais durante a Pandemia de Coronavírus, que não estão recebendo equipamentos de proteção individual (EPI’s). O sindicato demonstrou que quando chega algum insumo mais básico, como álcool por exemplo, a quantidade é insuficiente para atender todas as equipes.

As máscaras de proteção individual que passaram a ser recomendadas pelo Ministério da saúde, como item de uso constante, não estão sendo fornecidos para todos, muito menos em quantidade suficiente.

Após a audiência do MPT-PR, a SMAP chamou representantes dos sindicatos das categorias que se encontram em atividade regular, para uma reunião, que ocorreu na data de ontem (08/04) as 14h30min e informou que está providenciando a aquisição de máscaras de tecido, conforme especificações do Ministério da Saúde, para os profissionais da SMDT e FAS. Porém, não foi apresentado um cronograma para entrega deste material.

Outras questões foram apresentadas pelo SIGMUC, como desinfecção das viaturas, luvas descartáveis, distribuição individual e periódica de álcool em gel/líquido para os guardas municipais, tudo o que já havia sido solicitado, por meio de diversos ofícios protocolados anteriormente pelo sindicato.

O secretário da SMAP, presente na reunião, comprometeu-se em verificar junto a SMDT vários pleitos que foram reivindicados pela categoria. Não houve participação de nenhum representante da SMDT neste evento.

Segundo informações repassadas durante a reunião, a desinfecção das viaturas deverá ser feita pela empresa COTRANS, realizada diariamente, porém não foi repassado prazo para que isso comece a acontecer.

Na data de hoje, (09/04) recebemos informações que a SMAP repassou 16 mil pares de luvas descartáveis para a Guarda Municipal. Estamos monitorando a distribuição destes materiais na ponta, pois não adianta ficar com o material estancado em postos administrativos, precisamos que o material chegue até os guardas que estão trabalhando na rua, destacaram os diretores do sindicato.

O SIGMUC, CONTINUA ALERTA NA COBRANÇA POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO PARA OS GUARDAS MUNICIPAIS E ESTAMOS ACIONANDO TODOS OS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO.

DIRETORIA SIGMUC