Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Ao longo do dia desta segunda-feira, 27, o SIGMUC participou do 5º Congresso Estadual (Trabalho, União e Democracia) da UGT. O evento em Curitiba reuniu representantes de várias categorias e a diretoria do sindicato esteve presente para defender as pautas dos guardas municipais.

A presidente do SIGMUC, Rejane Soldani, que esteve acompanhada do diretor Luiz Vecchi, fez uma fala durante o Congresso, defendendo a importância dos guardas municipais para a sociedade e destacando a luta que o sindicato tem feito pela categoria e pela Segurança Pública.

O documento apresentado pelo SIGMUC contém as pautas prioritárias, como por exemplo:  a aprovação da PEC 275, com a inclusão das GMs no inciso VII do artigo 144 da Constituição, como força da Segurança Pública; aposentadoria dos GMs com base nas mesmas regras das outras categorias da Segurança; política de valorização dos guardas municipais no âmbito federal, inclusive, com aprovação da Política Nacional de Valorização das Mulheres GMs; revisão de pontos da reforma da Previdência do Governo Bolsonaro; aprovação de um regime previdenciário diferenciado para os GMs; regulamentação da identificação funcional padronizada dos guardas municipais; e outros pontos.

A direção do SIGMUC lembra que a apresentação dessa pauta à UGT estadual é importante para que ela seja levada também à UGT nacional, haja vista que o Governo Lula tem dialogado com as entidades de classe, nas últimas semanas, e a representação dos guardas municipais precisa estar inserida nessas discussões.

Ainda durante o Congresso, os diretores do SIGMUC tiveram uma conversa com o procurador do Ministério Público do Trabalho, Alberto Emiliano de Oliveira Neto, que foi um dos palestrantes do evento, sobre os recentes ataques aos direitos dos guardas municipais de Curitiba.

Ao final do evento desta segunda-feira, houve o processo eleitoral da composição da nova diretoria executiva da UGT Paraná e o SIGMUC vai ocupar a Secretaria de Assuntos Jurídicos e Direitos Humanos da entidade.