Recentemente, dois guardas municipais de Curitiba foram feridos durante uma ocorrência na sede da Prefeitura, sendo um deles afastado das atividades após passar por cirurgia decorrente da agressão sofrida. Lamentavelmente, o caso é mais um que reforça a necessidade de melhores cuidados com a segurança e saúde dos trabalhadores GMs.
No último sábado, 27 de julho, comemorou-se o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, data criada justamente para ressaltar a importância de políticas públicas que protejam o cidadão, mas também garantam o bom exercício dos profissionais do serviço público.
A ocorrência citada acima aconteceu no mês passado, quando um grupo de manifestantes invadiu de forma violenta a sede da Prefeitura de Curitiba e alguns deles partiram para cima dos guardas municipais, chegando a ferir dois deles. Um dos GMs teve um ferimento grave em um joelho e precisou se submeter à cirurgia.
Infelizmente, esse não é um caso isolado, pois vários outros casos de ocorrências com guardas municipais feridos já foram registradas em Curitiba. Por isso, o SIGMUC tem cobrado providências e melhores condições de trabalho para a categoria.
Nesse contexto, o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho é um alerta importante para a questão da segurança e saúde dos trabalhadores.