Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

 SIGMUC, cumprindo o seu papel de informação, entrevistou na manhã desta sexta-feira, 11/08/2017, no estúdio da Rádio Web Sigmuc, o Vereador Goura (PDT).

Durante uma hora, foram debatidos temas polêmicos e atuais, como o “Pacotaço”, a violência no transporte coletivo, a falta de contratação de novos guardas municipais, a falta de uniformes e de condições de trabalho e respondendo as perguntas dos ouvintes sobre o projeto “segunda sem carne” e os projetos para os servidores públicos.

Inicialmente, Goura defende que as políticas públicas devem ter a participação dos servidores, “as pessoas que estão na ponta devem ter suas vozes ouvidas”.

O Presidente do SIGMUC, Luiz Vecchi, questionou o vereador quanto às repercussões dos projetos de lei, conhecido como “Pacotaço”, lembrando-se dos momentos de agressão aos direitos dos servidores.

O vereador expôs sua opinião quanto ao “Pacotaço” se dizendo surpreso com a ausência diálogo, onde havia um compromisso de não haveria trâmite de urgência, mas que não houve independência do Legislativo em se opor, e complementou: “Os vereadores da oposição não são convidados para mais nada, enquanto os vereadores da situação aparecem ao lado do prefeito em várias situações”, pontuou.

O SIGMUC questionou a extinção da CPI do transporte coletivo, que tinha como objetivo uma auditoria nas contas da URBS, e que a população reclama por mais qualidade e segurança no transporte coletivo.

Goura responde que o transporte coletivo está perdendo usuários por estes motivos, a CPI que iria fiscalizar o preço da tarifa e a renovação da frota, mas que os vereadores decidiram contrariamente aos interesses da população. Também sobre o transporte coletivo, o vereador que propôs uma discussão a respeito à segurança no transporte coletivo, informou que há uma necessidade de se criar um protocolo de atendimento às ocorrências, pois mesmo acionando o “botão do pânico” não há guardas municipais que monitorem e atendam as ocorrências. Luiz Vecchi complementa que o fim do contrato com a URBS que mantinha o trabalho das viaturas da Proteção ao Transporte Coletivo – PTC, a Guarda Municipal deixou de atender com eficiência este serviço.

O Vice-Presidente do SIGMUC, Roberto José, questionou o vereador quanto ao papel fiscalizador dos vereadores, e pontou que desde 2014 a Guarda Municipal não realiza compra de uniformes aos guardas municipais, sendo que estes são obrigados a custearem com recursos próprios a aquisição dos uniformes para poderem continuar trabalhando. Também pontua o Vice-Presidente que desde 2015 há pessoas concursadas e prontas para serem chamadas para repor o efetivo da Guarda Municipal, o que reflete na dificuldade de atendimento da instituição. Luiz Vecchi reforçou o questionamento que em outubro vence o prazo de validade dos coletes e que não há substituição das munições.

Goura responde que o Legislativo precisa cobrar do Executivo as ações para que a Guarda Municipal possa executar as suas atividades de forma mais adequada, reaproximando a Guarda da população.

O SIGMUC em atendimento às questões trazidas pelos ouvintes da Rádio Web Sigmuc, e pelas mídias sociais, foi questionado o vereador sobre o Projeto “Segunda sem Carne”.

O vereador responde que o projeto de lei traz uma discussão mais aberta, e que tinha primeiramente o foco de apontar a questão da redução do consumo de carne reduz inúmeros fatores impactantes na cadeia produtiva e que podem trazer benefícios à saúde, mas que levou o tema à discussão do sistema de fornecimento das refeições prestadas por terceirizadas e a qualidade dos alimentos fornecidos.

Por fim, em outra pergunta de ouvintes, foi questionado se o vereador possui algum projeto voltado aos servidores públicos, o qual o vereador afirma que está aberto a sugestões dos servidores e que o gabinete está à disposição dos servidores para apresentar projetos em favor dos servidores.

O SIGMUC agradece a participação dos ouvintes que enviaram perguntas, reforçando que a participação dos servidores é muito importante para a construção de uma política adequada ao interesse público.

RADIO WEB SIGMUC – A VOZ DO TRABALHADOR

SIGMUC – JUNTOS SOMOS FORTES!