Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

O SIGMUC informa aos guardas municipais de Curitiba que a luta e cobranças feitas resultaram em mais uma vitória para a categoria. A Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (SMAP) respondeu a uma solicitação feita pela diretoria do sindicato e confirmou que vai corrigir o cálculo da escala dos guardas municipais que trabalharam na semana do dia 17 a 21 de abril, para pagamento do Descanso Semanal Remunerado dos GMs que trabalharam no final de semana subsequente.

No mês de abril deste ano, o SIGMUC havia feito uma cobrança, administrativa e pública, para que a SMAP determinasse o pagamento do Descanso Semanal Remunerado (DSR) aos guardas municipais que trabalharam cinco dias seguidos e, logo na sequência, foram escalados para trabalhar já no final de semana. Na ocasião, isso foi feito sem ser através de convocação para plantões extraordinários (onde são pagas horas extras), o que configurava descaracterização da escala de trabalho por plantões.

Dessa forma, o SIGMUC pediu que a medida fosse corrigida para evitar prejuízos aos guardas municipais. Em resposta à solicitação do sindicato, a SMAP respondeu: “Após análise de situação apresentada, informamos que, na época, os responsáveis pelo cômputo das horas trabalhadas foram orientados a considerar como DSR os dias trabalhados pelos guardas municipais que tiveram sua escala alterada para linear durante a semana de 17 a 21 de abril deste ano, desde que tenham trabalhado em pelo menos um dia do final de semana compreendido entre 21/4 e 23/4”.

O ofício encaminhado pela Secretaria ao SIGMUC ainda completa: “Adicionalmente, em resposta à sua solicitação de revisão das folhas já calculadas, orientamos as unidades para realizar a revisão levando em consideração os critérios corretos para o cálculo do Descanso Semanal Remunerado”.

O SIGMUC parabeniza a SMAP por reconhecer o direito do trabalhador guarda municipal e promover a correção da situação. A diretoria do sindicato destaca que segue vigilante e atuando em todas as demandas da categoria, de forma a preservar os direitos e o respeito ao servidor.