SESP RESPONDE OFÍCIO DO SIGMUC SOBRE ACESSO DOS GMS AOS SISTEMAS DE SEGURANÇA E BOU.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on email
Share on print

O SIGMUC solicitou, por meio do ofício nº56/2021 resposta da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, informações relativas ao cumprimento do convênio de cooperação técnica nº 104/2020, firmado entre o município de Curitiba (SMDT) e o Estado do Paraná (SESP), onde os guardas municipais teriam acesso às ferramentas de pesquisa e investigação da base de segurança pública estadual, e a confecção do boletim de ocorrência unificado – BOU.

Segundo informa a resposta da SESP, apenas 100 dos 1506 agentes possui o acesso, representando apenas 6,7% do efetivo. “São números inexpressivos que não contribuem com a segurança pública da cidade. O Sistema Único de Segurança Pública – SUSP (L. 13.675/2018), que dispõe as diretrizes da política nacional de segurança pública e defesa social, determina o compartilhamento das informações de segurança pública, a unidade de registro de ocorrências e o uso integrado dos sistemas de informações e dados, não está sendo cumprido, e isso é ruim para todas as partes, inclusive para a sociedade.” Apontam os diretores do SIGMUC.

Também informa o documento, que a administração municipal não está cumprindo integralmente o termo de convênio, não cedendo acesso às bases de dados municipais. Somente após a liberação destas informações, os guardas municipais passarão a ter acesso ao BOU. “O guarda municipal ainda está na era do papel carbono em pleno século XXI.” Reclamam. “Temos acompanhado outras instituições e não é possível que uma das maiores Guardas Municipais do Brasil esteja tão atrasada neste quesito.” Reforçam.

O SIGMUC buscará informações com a Secretaria de Defesa Social e Trânsito para avançar no andamento deste convênio. “não se faz segurança pública sem informações, e quando os órgãos responsáveis por esta atividade não se conversam, quem ganha é o criminoso.” Finalizam.

SIGMUC – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

anexo

COMPARTILHE

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Share on print
Print

FILIE-SE AO SIGMUC

INFORMATIVO SOBRE A PEC 32/2020

DENUNCIE IRREGULARIDADES

FACEBOOK

Outras Notícias