Na noite dessa quarta-feira, 27, o SIGMUC esteve presente na reunião do CONSEG Mulher, promovida pelo CONSEG Centro Cívico. O encontro contou com a participação de várias lideranças, representantes de órgãos públicos e entidades de classe. A presidente do sindicato, Rejane Soldani, representou os GMs.
Ela destacou o trabalho que os e as guardas municipais fizeram e fazem na Segurança Pública de Curitiba, principalmente, no atendimento às vítimas de violência doméstica. Durante o evento, Rejane entregou o Anuário de Ocorrências dos Guardas Municipais 2024, produzido pelo SIGMUC para destacar a atuação da GMC.
Na reunião, a Polícia Militar, que instituiu a Patrulha Maria da Penha em junho do ano passado, fez uma exposição dos seus atendimentos. A diretoria do SIGMUC, por sua vez, destacou que a Guarda Municipal já realiza o serviço de Patrulha Maria da Penha há mais de 10 anos, tendo atendido mais de 10 mil mulheres em Curitiba.
Somente em 2023, por exemplo, foram 1.745 atendimentos de violência doméstica e 896 envolvendo descumprimento de medidas protetivas.