53 NOVOS GUARDAS SÃO EMPOSSADOS, MAS NECESSIDADES ESTÃO MUITO AQUÉM DO ESPERADO.
Com a nomeação e posse de 53 novos guardas municipais nos quadros da Guarda Municipal, dá-se o início do chamamento dos aprovados do concurso público de 2015, cujo regra editalícia prevê o provimento de 400 vagas.
O SIGMUC – Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba, desde 2013 vem alertando à administração sobre o esvaziamento das fileiras em virtude da falta de recomposição do efetivo. “Chegamos a um efetivo de aproximadamente 1.800 agentes e hoje contamos com apenas 1.282*, sendo que estão em vias de aposentadoria nos próximos anos mais de 300 agentes”, alertam os diretores.
O efetivo aprovado para o cargo de guarda municipal previsto em lei municipal é de 2.998*, e pela Lei 13.022/2014, Art. 7º, III, até 0,2% da população, ou seja, 3.816*, mais que triplo do efetivo atual.
Mas não foi só o efetivo que diminuiu na Guarda Municipal de Curitiba, também houve a redução da frota, módulos desativados, equipamentos sucateados por falta de manutenção, redução da quantidade de munições, 5 anos sem uniforme, etc. “A incapacidade da gestão em prover o básico demonstra que segurança não tem sido a prioridade dos gestores” reclamam.
O SIGMUC dá as boas-vindas aos novos guardas municipais e está acompanhando o processo do concurso para que haja o chamamento de todos os aprovados.
SIGMUC – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!