Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

A cada ano que passa, os guardas municipais têm demonstrado uma atuação intensa no combate aos crimes, na preservação da vida, dos patrimônios e em defesa da paz social. No Paraná, os números estatísticos com o quantitativo de ocorrências criminais atendidas pelos GMs mostram a importância da categoria para a Segurança Pública.

Somente em 2022, foram registradas 10.471 ocorrências criminais com conduções feitas pelos guardas municipais nas cidades paranaenses. São situações envolvendo os mais variados tipos de delitos, como roubo, furto, lesão corporal, tráfico de drogas, estelionato, desacato, dano, ameaça, direção sob efeito de álcool, violação de domicílios e tantos outros tipos de delitos ou infrações.

Em Curitiba, o total de ocorrências criminais atendidas chegou a 1.817, sendo a maior parte delas (196), ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas. Além disso, foram 193 ocorrências envolvendo drogas para consumo pessoal, bem como foram contabilizadas, por exemplo, 189 conduções por furto qualificado, 116 por ameaça, 113 por desacato, 93 por lesão corporal, entre outras.

De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, a cidade de Cascavel também teve um alto índice de ocorrências criminais com ação direta dos guardas municipais. Foram 3.229 no ano passado. Já Ponta Grossa somou 2677 ocorrências com condução dos GMs.

A diretoria do SIGMUC ressalta que os números estatísticos são expressivos e irrefutáveis, comprovando que os guardas municipais compõem uma força de Segurança Pública imprescindível para a sociedade paranaense.

“Seja no patrulhamento preventivo, levando a sensação de segurança à população, seja reprimindo e combatendo diretamente o crime, os guardas municipais têm papel de destaque e são dignos de aplausos por tudo que fazem diariamente”, comenta Rejane Soldani, presidente do SIGMUC.

O SIGMUC ressalta que não é fácil ser guarda municipal, não é fácil arriscar a vida para proteger a sociedade. O alto risco, o estresse diário das ações e até a carga intensa de trabalho tornam ainda mais desafiadora a profissão. Mesmo assim, os GMs seguem firmes atuando diariamente em qualquer ocorrência que são demandados.