Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

A diretoria do SIGMUC participou de uma reunião com a presidente da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Curitiba, na tarde desta terça-feira, 25. A conversa com a vereadora Giorgia Prates teve por objetivo acertar os detalhes da Audiência Pública que vai discutir a necessidade de descongelamento do Plano de Carreira dos Guardas Municipais.

Os participantes da reunião definiram alguns direcionamentos e ficou acordado que a Audiência Pública será realizada no dia 22 de maio, às 14h, na própria Câmara Municipal de Curitiba, sendo presencial e também com transmissão ao vivo pelos canais da Casa.

“Nós destacamos que os GMs de Curitiba estão há 7 anos com o congelamento de carreira e já passou da hora de o Executivo municipal mudar esse cenário. Vale ressaltar que a situação de precarização das condições funcionais é, em boa parte, decorrente dessa política de recursos humanos imposta pela atual gestão que não valoriza os servidores”, comenta Rejane Soldani.

A presidente do SIGMUC afirma que a proposta da Audiência é justamente promover o debate e dar publicidade a essa triste realidade. “Precisamos discutir também o aumento do piso salarial da categoria, que está entre os menores das carreiras de nível médio da Prefeitura de Curitiba e, principalmente, descongelar o Plano de Carreira, pois sem carreira não há como discutir o fortalecimento da Guarda Municipal e a contratação de novos profissionais”, completa.

Outra demanda urgente é em relação aos dispositivos de promoção dos Guardas Municipais. Isso porque o último procedimento de mudança de área de atuação, por exemplo, foi há mais de 20 anos. Dessa forma, é preciso que haja, anualmente, a concretização das mudanças por titulação, e dos avanços por área de atuação e avanços lineares.

Como destacado, são pautas fundamentais para os GMs e, dessa forma, o SIGMUC conclama toda a categoria a se fazer presente nessa Audiência Pública, inclusive, acompanhados de familiares que também dependem da valorização da categoria.

A reunião desta terça-feira contou com a presença também do representante do CONSEG Capão Raso, Roberto José, do representante do CONSEG Alto Boqueirão, Sr. Cláudio, e da representante do CONSEG Mercês/Vista Alegre, Regina Sikorski.