Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Nos últimos anos, o SIGMUC tem sido uma voz incansável na cobrança por melhorias na estrutura da Guarda Municipal de Curitiba e, desde o final de 2023, vem pedindo soluções urgentes para a situação alarmante do Núcleo Regional Cajuru. O prédio sofre com graves problemas estruturais, entre eles rachaduras que geram grandes infiltrações, colocando em risco a vida dos profissionais.

A unidade é uma das principais da Guarda Municipal, sendo ponto de passagem de serviço de vários guardas municipais da capital. Inclusive, as instalações já não comportam mais a demanda e o fluxo diário.

Por esse motivo, no final de 2023, o SIGMUC, através do vereador Marcos Vieira, solicitou a reforma do Núcleo do Cajuru. O parlamentar chegou a apresentar requerimento cobrando respostas e providências.

No entanto, a Superintendência da Guarda Municipal de Curitiba respondeu que “tem conhecimento dos problemas e buscado os meios necessários para a reforma da sede, porém não há prazo para realização das obras”.

Ou seja, não há perspectiva de solução do problema e, enquanto isso, os GMs sofrem com as infiltrações que, inclusive, afetam a rede elétrica e, a qualquer momento, poderão ocasionar um incidente mais grave.

Em outra frente de atuação, o SIGMUC também provocou a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação sobre outro imóvel da Prefeitura localizado próximo a sede do Núcleo Cajuru e que poderia ser utilizado para receber a estrutura da Guarda Municipal. A SMAP informou que este imóvel está reservado para a GMC, mas a liberação e mudança do Núcleo Cajuru depende da inclusão no orçamento de 2024.

Nesta quarta-feira, o SIGMUC vai apresentar novo ofício junto à SMAP reforçando o pedido para que os trâmites necessários sejam agilizados, de forma que esse outro prédio possa de fato ser utilizado pela Guarda Municipal o mais breve possível.

VEJA VÍDEO ABAIXO DA SITUAÇÃO DO NÚCLEO CAJURU: