Na manhã desta sexta-feira, 10, a diretoria do SIGMUC realiza uma ação na região central de Curitiba para entregar aos comerciantes o anuário de ocorrências atendidas pelos guardas municipais no ano de 2022.
A panfletagem tem como objetivo demonstrar a importância do trabalho dos guardas municipais para a Segurança Pública e a efetividade das ações da categoria. Além disso, o SIGMUC ressalta a necessidade de valorização dos GMs.
Além da distribuição junto aos comerciantes, realizada pela presidente Rejane Soldani com os diretores Luiz Vecchi e Hejus Ben Hur, a diretoria do SIGMUC também fará a entrega do material aos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (CONSEGs).
O anuário de ocorrências atendidas pelos guardas municipais de Curitiba foi produzido pelo próprio SIGMUC.
Em 2022, foram contabilizadas 47.608 ações com atendimento dos GMs. Somente na Patrulha Maria da Penha, por exemplo, foram 8.190 atendimentos no período. Outras 10.141 ocorrências de trânsito também foram atendidas pelos guardas municipais, assim como 1.034 de furto, 735 de roubo, 959 de agressão, 1.383 de dano e, inclusive, 1.034 atendimentos Covid. Também foram contabilizadas 2.499 ocorrências de apoio ao cidadão, reforçando o papel social dos guardas municipais. Outro dado a se destacar foram os 12.781 atendimentos realizados exclusivamente pelo telefone, através do número 153.