Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

O SIGMUC vem atuando fortemente para denunciar a situação precária da maioria dos módulos da Guarda Municipal de Curitiba e tem cobrado providências da gestão Greca. Entre as ações realizadas pelo sindicato, a diretoria convidou a vereadora Giorgia Prates para realizar visita nas unidades. A parlamentar integra a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Câmara Municipal.

Na manhã desta sexta-feira, a vereadora e a presidente do SIGMUC, Rejane Soldani, estiveram no Grupamento de Pronto Emprego Operacional da GMC, na Praça Osório. Inicialmente, houve uma tentativa da gestão de barrar a entrada da parlamentar.

Mesmo a vereadora tendo prerrogativa para fazer fiscalização, pois é esse o papel de um parlamentar municipal, a secretaria só liberou sua entrada após cerca de uma hora.

Dentro do módulo, infelizmente, foi constatado novamente o retrato do abandono por parte da Prefeitura de Curitiba. O grupamento sofre com falta de estrutura. O local não comporta a quantidade de servidores. Atualmente, são 85 guardas municipais e há, por exemplo, somente um banheiro no local. As quatro mulheres GMs que trabalham na unidade não dispõe nem de banheiro e nem de alojamento próprio.

Além disso, a estrutura física do prédio está degradada, os móveis deteriorados, com cadeiras velhas, armários quebrados. Outro flagrante feito foi sobre as péssimas condições de higiene. Não há limpeza feita pela Prefeitura e, para manter o mínimo de salubridade no local, os GMs precisam se organizar para promover uma limpeza periódica.

“Lamentavelmente, constatamos mais uma situação grave e, desta vez, com a presença de uma vereadora, que está nos ajudando a cobrar providências. Vamos visitar outras unidades nos próximos dias e esperamos que a Câmara Municipal possa reforçar o coro de cobranças para que a gestão Greca tenha atenção e cuidado com a Guarda Municipal”, comenta Rejane Soldani.

CLIQUE AQUI E VEJA VÍDEO: