O SIGMUC tomou conhecimento e vem a público parabenizar a vereador Professora Josete por ter apresentado um projeto de lei voltado para a valorização das mulheres Guardas Municipais de Curitiba.
O PL que propõe a Política Municipal de Valorização das Mulheres na Área de Segurança Pública visa não apenas reconhecer e valorizar as mulheres, mas também ampliar e fortalecer a presença feminina na instituição Guarda Municipal, pois atualmente apenas 8% do efetivo é composto por mulheres.
De acordo com a proposta da vereadora, uma das principais medidas é a reserva de, pelo menos, 20% das vagas em concursos para o sexo feminino. Também consta entre os oito itens do projeto a garantia da licença maternidade de 180 dias, tal como as demais servidoras da Prefeitura.
Há ainda a previsão de cotas para mulheres nos cargos de gestão, realização de pesquisas sobre o perfil das nossas profissionais, formulação de estratégias de enfrentamento ao assédio e à violência de trabalho, inclusão da discussão de gênero nos cursos de formação e a disponibilização de uniformes adequados às mulheres.
Após apresentação, o PL agora seguirá o trâmite nas comissões da Câmara Municipal de Curitiba. O SIGMUC informa que continuará acompanhando de perto a tramitação e cobrando que os vereadores aprovem essa importante matéria para as mulheres guardas municipais.