Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Na noite dessa terça-feira, 7, a direção do SIGMUC reuniu os guardas municipais de Curitiba em Assembleia Geral. Na ocasião, a categoria debateu e aprovou o resultado obtido nas negociações da pauta de reivindicações deste ano, incluindo o índice de correção da inflação da data-base apresentada pela gestão municipal, correspondente a 5,19%.

Esse índice resgata o poder aquisitivo subtraído pela elevação do custo de vida, vez que mantém o valor real das remunerações. Porém, a categoria seguirá lutando pelos itens da pauta não contemplados, como ganho real.

O projeto de recomposição da inflação foi apresentado na última segunda-feira, 6, após cobranças da diretoria do SIGMUC, junto à liderança do governo na Câmara dos vereadores. Agora, o PL deve ter tramitação acelerada, pois foi apresentado e aprovado regime de urgência legislativa, nesta quarta-feira, 8. A votação ocorrerá nos dias 14 e 20 de novembro, conforme regulamento da Câmara Municipal.

Durante a Assembleia Geral, foram destacados pontos da pauta que avançaram, fruto da luta da categoria e do empenho da atual diretoria do sindicato, como: aumento do valor do auxílio Refeição em pecúnia(de R$ 13,66 para R$ 30,00); fim da compensação do LTS no cálculo da escala de plantões; aumento do percentual do avanço por titulação, das graduações de 10% para 15%(nível II); aumento do percentual do avanço por titulação das pós-graduações de 4% para 15%(nível III); aumento do percentual do avanço por titulação do mestrado/Doutorado de 4% para 15%(Nível IV); Manutenção da estrutura do Plano de Carreira de 2014(porém, a luta continua pelo retorno da anualidade e universalidade das vagas dos procedimentos de avanço);  bonificação de referência dentro da tabela do Plano de Carreira( percentual variável, correspondente de 2% à 14%, dependendo da posição do GM dentro da tabela); abertura para alteração do uniforme, no padrão PRF; reforma do centro de formação; aquisição de coletes balísticos nível III-A; início dos trâmites para construção de stand de tiro próprio; carros zero KM  no Contrato de locação de viaturas(continuamos na luta para a entrega dos veículos) .

Também foram deliberados e aprovados itens da Pauta de Reivindicações para o próximo ano, e a carência de seis meses para utilização de benefícios ofertados pelo sindicato, na ocorrência de segunda filiação.

Além destes pontos, o sindicato segue reivindicando aumento do vencimento inicial da carreira, crescimento horizontal universal em 2024 para toda a categoria, o fim do desconto dos 14% sobre as aposentadorias, pagamento de abono para os aposentados (pois a eles não foi estendido o pagamento da referência de bonificação previsto no Plano de Carreira), pagamento das perdas salariais acumuladas nos anos anteriores, melhores condições dos postos de trabalho entre outras pautas tão importantes para a categoria.

Repasse das ações judiciais em curso e as ações judiciais coletivas a serem protocoladas também foi apresentadas pelo Departamento Jurídico do sindicato durante a Assembleia Geral.

Apesar da luta incessante pelo reconhecimento do papel da Guarda Municipal na segurança pública municipal, e de termos uma gestão municipal que não prioriza a valorização do serviço público, o trabalho realizado pela direção do SIGMUC e a participação da categoria vem mostrando que é possível mudar a realidade.

Fonte: Diretoria SIGMUC