Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Na tarde desta terça-feira, 01/09, o Presidente da Comissão de Segurança da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Chico do Uberaba, realizou visita de inspeção ao Centro de Operações da Defesa Social (CODS).

Vereador Chico do Uberaba presidente da comissão de segurança fiscalizando   a GMC.
Vereador Chico do Uberaba presidente da comissão de segurança fiscalizando a GMC.

A visita do vereador baseou-se em denúncia realizada pelo SIGMUC de que diversos equipamentos e viaturas estariam abandonadas nos fundos do prédio do CODS.

Estranhamente, no primeiro momento a direção da Guarda Municipal de Curitiba negou acesso ao vereador, não permitindo que o mesmo adentrasse ao local onde estariam “guardadas as viaturas”.

Viaturas paradas e a população clamando por segurança
Viaturas paradas e a população clamando por segurança

Após insistência do vereador, inclusive com a lembrança ao diretor da guarda municipal das funções do vereador, foi permitido que o mesmo, acompanhado do diretor do SIGMUC adentrasse ao recinto.

No interior da edificação, foram constatados acumulo de lixo e materiais diversos. Em determinado local, cobertos com lona plástica encontravam-se três viaturas e duas motos. Uma das viaturas, pertence à frota própria da GMC, a 1.5 é a única viatura com compartimento fechado da regional matriz. Outras duas viaturas e as duas motos, são veículos doados pelo governo federal.

Em outro local, na mesma edificação, havia cerca de 40 carcaças de bicicletas e um furgão.

Bicicletas amontoadas já foi foco de denuncia anterior
Bicicletas amontoadas já foi foco de denuncia anterior

As justificativas apresentadas ao vereador Chico do Uberaba apontam que as viaturas da frota própria (.5) serão recolhidas e desativadas, seguindo para leilão. Já as viaturas doadas pela União não estão em uso por problemas burocráticos com a SESP.

Segundo informações da responsável pelo setor, o furgão não está em uso por possuir plotagem em desacordo com as regras da GMC, e as bicicletas estão sucateadas, possuindo laudo técnico autorizando o descarte.

A Van não roda devido a supostos problemas na  plotagem.
A Van não roda devido a supostos problemas na plotagem.

Após a inspeção o vereador Chico do Uberaba afirmou que está comprometido com o trabalho da GMC, e que irá buscar o diálogo com a SESP para verificar o porquê da demora na transferência das viaturas para o município.

O SIGMUC continuará cobrando da administração a aquisição de novos equipamentos de trabalho para a Guarda Municipal, mas também a conservação dos equipamentos que pertencem a corporação.

Diretoria SIGMUC, juntos somos fortes.