GUARDAS MUNICIPAIS DO PARANÁ SÃO HOMENAGEADOS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO PARANÁ EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DO GUARDA MUNICIPAL
Em cerimônia ocorrida no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, guardas municipais de todo o Estado do Paraná foram homenageados em comemoração ao dia nacional do guarda municipal (10/10).
O evento proposto pelos Deputados Estaduais, Ratinho Junior e Ney Leprevost, contou com a organização do SIGMUC – Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba, para reunir as Guardas Municipais, autoridades, familiares e amigos.
Se fizeram presentes os Prefeitos de Irati e São José dos Pinhais, Secretários Municipais de Araucária e de Mandirituba, diversos Diretores de Guardas Municipais e guardas municipais de Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Colombo, São José dos Pinhais, Paranaguá, Matinhos, Araucária, Fazenda Rio Grande, Campo Largo, Mandirituba, Campina Grande do Sul.
De Curitiba, a SMDS – Secretaria Municipal de Defesa Social e a DSGM – Departamento da Guarda Municipal apenas enviaram representantes.
O Deputado Estadual Ney Leprevost reforçou durante a homenagem o papel de destaque que as Guardas Municipais representam no contexto da Segurança Pública, e na opinião do Deputado o guarda municipal é “policial municipal”, destaca.
O Deputado Estadual Ratinho Junior, lembrou do trabalho do SIGMUC na aprovação da lei 13.022/2014, contribuindo com a elaboração da lei. Reforça que “quando as forças de segurança trabalham juntas, quem ganha a população”.
Para o Inspetor e Superintendente da Policia Rodoviária Federal do Paraná, Adriano Marcos Furtado, “o guarda municipal muitas vezes é a primeira força que encontra o cidadão que está em necessidade”, em reconhecimento a importância das Guardas Municipais como recurso de Segurança Pública. Lembra Adriano que a Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Municipal já trabalham conjuntamente e de forma integrada.
O Deputado Federal Francisco Francischini, relator da Lei 13.022/2014, lembrou que uma das leis de maior destaque em sua carreira política, foi a lei que regulamentou a atividade das Guardas Municipais. Destaca que o guarda municipal é merecedor da aposentadoria especial em virtude das suas atividades. O Deputado lembra que em virtude das recomendações promovida pela Defensoria Pública do Estado do Paraná, impetrou ação contra as recomendações, o qual considera “imoral”.
O vereador de Curitiba, Felipe Braga Cortes, cumprimentando o trabalho da Guarda Municipal, lembrou que está tramitando um projeto que autoriza a Guarda Municipal de Curitiba a realizar a fiscalização de trânsito, como já ocorre em muitos municípios.
O Presidente do SIGMUC, Luiz Vecchi, agradece as autoridades que propuseram a realização do evento, em justiça aos guardas municipais que são “atores” lembrando do movimento de municipalização da Segurança Pública. Isso decorre da proximidade do guarda municipal para com a população, como polícia preventiva, destaca. Também destaca que esta homenagem vem com uma carga de responsabilidade, pois as mudanças nas competências adquiridas pelas Guardas Municipais, necessitam de que haja uma maior responsabilidade pelas novas ações, comenta.
Assim, os diplomas de Menção Honrosa foram entregues aos guardas municipais e às autoridades e colaboradores.
O SIGMUC agradece a presença de todos nesta cerimônia de homenagem a todos os guardas municipais do Estado do Paraná e destaca que a união da categoria irá render longos frutos à categoria.
SIGMUC – JUNTOS SOMOS FORTES!