Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

No dia de hoje (07/05), conforme agenda, ocorreria reunião entre a direção do sindicato e representantes da SMRH, para tratar sobre o item BENEFÍCIOS na Pauta de Reivindicação da Categoria, porém, a SMRH transferiu esta pauta para ser debatida na próxima semana, juntamente com a reunião de conclusão do novo plano de carreira da categoria em data a ser confirmada. O QUE CAUSOU PROTESTOS POR PARTE DA DIREÇÃO DO SINDICATO.

 

NOVA PAUTA

 

Em substituição a pauta transferida, ocorreu reunião com representantes da SMRH, incluindo o presidente da AGESEL, Álvaro Recue Gerente da Medicina Ocupacional Lino Ravaglio Junior, Márcia Virtuoso e Jane SUS, para trata da pauta de Saúde Ocupacional, Ergonomia e Segurança do trabalho.

 

IRREGULARIDADES EM POSTOS DE TRABALHO

 

O SIGMUC relatou sobre vários postos da Guarda Municipal que não atendem as necessidades ergonomias e de segurança do trabalho.

A Administração relatou que os ajustes e melhorias são relatadas aos Comitês de Ergonomia (COERGO), porém na Guarda Municipal sequer há um comitê formalizado. Foi informado que conforme o decreto 1149/2009 indica a intenção em se montar e os membros do comitê, é o secretário da Pasta.

O SIGMUC questionou sobre os relatórios realizados pelos membros da COSAHT (AGESEL) que deveriam constatar as irregularidades nos postos de trabalho. A Administração respondeu que os relatórios  quando realizados, são entregues  para o secretário da pasta, no caso SMDS, para providências .

Foi questionada também a falta de filtro solar para os guardas municipais e a SMRH, esclareceu que a compra de material de segurança (EPIS) é de responsabilidade, neste caso da SMDS.

 

SAÚDE OCUPACIONAL

 

O SIGMUC informou que em determinadas situações envolvendo guardas municipais, onde há disparo de arma de fogo ou situação de relevante impacto psicológico, o servidor não dispõe do apoio que necessita para avaliação e recuperação, na grande maioria das vezes, volta ao trabalho no dia seguinte, ocupando o mesmo posto de serviço. O presidente do sindicato lembrou que havendo o disparo de arma de fogo, a arma do servidor é recolhida imediatamente, porém o servidor não recebe o apoio necessário, dá-se mais importância para o material do que para a integridade psicológica do servidor.

A Administração esclareceu que há um fluxo antigo de que todo o servidor envolvido em disparo de arma de fogo deverá ser encaminhado imediatamente para avaliação psicológica do RHSO, que pode ser feito por relatório circunstanciado. Enfatizou a importância de que as chefias imediatas repassem esta demanda para o departamento responsável.

 

RESUMINDO

 

A falta de um Secretário para a Pasta da SMDS, esta prejudicando os servidores, pois ações importantes como a Implantação do Comitê de Ergonomia, não foram implantados pela SMDS, resultando em falta de fiscalização das irregularidades ergonômicas em postos de trabalho.

 

O SIGMUC encaminhou através do ofício nº 030/2014, várias solicitações de irregularidades em postos de trabalho diretamente ao Superintendente da SMDS e a Direção da Guarda Municipal, cobrando planejamento e ações que corrijam as situações denunciadas.