Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Os Guardas Municipais de Curitiba devem começar no início de março a receber capacitação referente à legislação de trânsito.

A informação foi repassada durante reunião ocorrida na tarde da última sexta-feira (10/02), entre a direção do SIGMUC e a direção da Guarda Municipal.

O Diretor Inspetor Odgar Nunes Cardoso, informou que até o final do primeiro semestre, cerca de 800 guardas municipais passarão pela capacitação.

“Em média cada guarda municipal terá 80hs de conteúdo, sendo que parte deste conhecimento será transmitido por meio do ambiente virtual de aprendizagem da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, inserido no “módulo academia”, que já faz parte do Estágio de Qualificação Profissional ofertado aos guardas municipais todos os anos por força de lei, a outra parte será referente a preenchimento dos autos de infração e demais documentos”, declarou o diretor.

Ele também afirmou, que a Guarda Municipal não assumirá as funções da antiga Secretaria de Trânsito- Setran, mas sim, trabalhará em conjunto na fiscalização de trânsito nas áreas em que existe a presença da Guarda Municipal.

Assim, neste contexto, os guardas municipais trabalharão na autuação de infrações de trânsito como previsto na lei federal 13.022/2014, conhecida como Estatuto Geral das Guardas Municipais.

A luta do SIGMUC, para que a administração municipal credencie guardas municipais para atuarem na fiscalização de trânsito, iniciou-se em 2013 com a criação de 1.000 cargos de agentes de transito. O sindicato defendia a competência concorrente da Guarda Municipal na fiscalização de trânsito.

 Em 2014, em reunião com o chefe de governo da gestão Fruet o mesmo, entre outras coisas se comprometia em estudar formas de inserir alguns guardas municipais na fiscalização do trânsito. Porém, tal fato nunca se concretizou.

“A inserção da Guarda Municipal nas atividades de fiscalização de transito, além de maior eficiência ao trabalho desenvolvido pelos guardas municipais, pois os mesmos deixam de depender da presença dos agentes da Setran no atendimento de ocorrências que envolvam situações de transito, trará vantagens à população e economia aos cofres públicos,” afirmou o presidente do sindicato, GM Luiz Vecchi.

JUNTOS SOMOS FORTES!
DIRETORIA SIGMUC