O SIGMUC tomou conhecimento que os guardas municipais de Curitiba começaram a receber os coletes balísticos nível III A. Essa demanda vinha sendo cobrada frequentemente pelo sindicato nos últimos anos e, finalmente, a gestão está atendendo a reivindicação, o que resulta em uma importante conquista para a categoria.
Vale destacar que as cobranças são feitas desde setembro de 2021, sempre ressaltando a importância de fornecimento de coletes em nível compatível com as exigências técnicas recomendadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (Nota Técnica nº 281) para os operadores de Segurança Pública.
O SIGMUC chegou a ingressar com ação judicial, em constante busca das melhorias nas condições de trabalho e da segurança dos profissionais guardas municipais.
“Essa é uma ferramenta indispensável para qualquer operador de Segurança Pública. O fornecimento de coletes balísticos com proteção compatível é uma obrigação básica do Município e, por isso, o SIGMUC vinha cobrando intensamente. Inclusive, existe uma ação judicial coletiva proposta pelo sindicato cobrando a aquisição destes coletes. Agora, a luta resulta em uma conquista para a categoria. Seguiremos atuando nas outras demandas para que os GMs de Curitiba tenham condições dignas de trabalho e possam desempenhar suas funções em prol da segurança da população”, comenta Rejane Soldani, presidente do SIGMUC.