Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

O SINDICATO DOS SERVIDORES DA GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA- SIGMUC, em solidariedade ao SINDGUARDAS-SP e a toda categoria dos Guardas Civis Metropolitanos (GCMs) da cidade de São Paulo, que estão perdendo suas vidas e saúde, nas ações de combate a Pandemia da Covid -19, vem por meio desta REPUDIAR as declarações feitas pelo Prefeito Bruno Covas no dia de hoje (21/05/20).

Em participação ao programa Pânico, da rádio Jovem PAM, o prefeito desta capital menospreza o papel fundamental que os guardas municipais metropolitanos vêm realizando em prol dos munícipes, principalmente neste momento da Pandemia. Suas declarações demonstram total desconhecimento do poder de polícia exercido pelas Guardas Municipais.

É triste ver o Prefeito da maior Guarda Municipal armada do país, em tom jocoso, demonstrar desconhecer o que é poder de polícia e as competências da Guarda Civil Metropolitana. Competências essas que são concedidas pelo próprio chefe do executivo municipal.

Se na concepção de Bruno Covas a Guarda Civil Metropolitana é apenas uma “Guarda patrimonial” porque manter GCMS 24 horas por dia na região conhecida como Cracolândia na cidade de São Paulo? Onde há constante tráfico de drogas e tantos outros ilícitos penais?

Por que os GCMs têm a incumbência de fiscalizar o fechamento do comércio?

Por que os GCMs foram obrigados a fiscalizar o rodizio de veículos?

Hoje, a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo registra a triste estatística de mais de doze GCMS mortos vítimas da COVID-19. E o que faz seu Prefeito? Menospreza o trabalho dos Guardas Civis Metropolitanos.

A diretoria do SIGMUC, repudia tal comportamento e se solidarizaria com os Guardas Civis Metropolitanos da cidade de São Paulo e sua representação sindical, cobrando imediata retratação.

Convidamos as representações da nação azul marinho a fazer o mesmo.

DIRETORIA SIGMUC

 

NOTA_DE_REPUDIO_SIGMUC_COVAS