Rua Presidente Faria, 51, conj. 801, 8º andar

Atendimento: Seg - Sex: 08:00 às 18:00h

Rua Presidente Faria, 51,
Conj. 801 – 8º Andar
Centro – Curitiba/PR
CEP: 80020-290
Tel: (41) 3264-5062

Ferramenta utilizada pela administração municipal para compilar as demandas apontadas pelos cidadãos, o Fala Curitiba aponta contradições entre o que se pede e o que é realizado.

Desde sua implantação, o SIGMUC tem acompanhado os resultados das demandas da no Fala Curitiba, em especial na Segurança Pública, já que este tema tem se mostrado recorrente entre as prioridades da comunidade. Porém, o que chamou a atenção desta vez foram as contradições apontadas pela administração.

Na Regional Matriz, que abrange a região central de Curitiba nos seus 18 bairros, a prioridade apontada pelo PPA – Plano Plurianual (2022 – 2025) com 2.065 indicações, a Segurança Pública ficou em primeiro lugar na opinião dos curitibanos, enquanto para a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2022, que vai priorizar os recursos do município nesta área, contou com 2.339 indicações, ficando a Segurança Pública em três posições entre as cinco principais.

http://consultaspublicas.curitiba.pr.gov.br/index.php/regional-matriz-2021/

Contudo, ao analisar as demandas da sociedade, a administração considerou como “inviáveis” as solicitações que requeriam aumento do policiamento, do combate ao tráfico de drogas e da criminalidade como furtos e roubos na região.

http://consultaspublicas.curitiba.pr.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/MZ-Invi%C3%A1veis.pdf

Estas informações são contraditórias e não refletem a atividade já exercida pela Guarda Municipal, e demonstra desconhecimento das atribuições legais da instituição, diminuindo o importante trabalho que a Guarda Municipal exerce perante à sociedade.

Veja aqui quais foram as prioridades de seu bairro:
http://consultaspublicas.curitiba.pr.gov.br/index.php/participacoes-e-prioridades-2021-2/

Estes apontamentos serão encaminhados pelo SIGMUC ao Secretário Municipal de Defesa Social para os devidos esclarecimentos, uma vez que o documento pode gerar interpretações equivocadas quanto as atribuições da Guarda Municipal, dentro do contexto do SISTEMA UNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA.

SIGMUC – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!