A Câmara de Curitiba recebeu, na manhã desta terça-feira (26), uma lista de reivindicações dos servidores da Guarda Municipal (GM). A pauta foi discutida durante reunião conjunta das comissões de Economia, Serviço Público e Segurança Pública com o Sindicato da Guarda Municipal de Curitiba (SIGMUC), na sala de reuniões da presidência do Legislativo.
Segundo Rejane Soldani Sobreiro, tesoureira do SIGMUC, um dos maiores problemas enfrentados pela GM é a falta de um secretário municipal exclusivo para os assuntos da Segurança Pública. “Carecemos de um secretário municipal para essa área. Hoje as conversas sobre o tema estão descentralizadas no município. A própria criação do Estatuto da Guarda Municipal está prejudicada por causa disso”, reclamou.
“Estamos dentro de uma corporação civil. Porém, na prática, desempenhamos uma carreira policial. O Estatuto do Servidor Público não define um servidor que anda armado e fardado”, acrescentou Rejane. Para ela, que representou o SIGMUC no encontro, um estatuto próprio para a GM é importante para contemplar as especificidades de atuação da categoria.
A reunião com a GM partiu de um ofício do SIGMUC encaminhado ao presidente da Comissão de Segurança, vereador Chico do Uberaba (PMN). Segundo o vereador, todas as reivindicações recebidas pelos vereadores serão analisadas. “Vamos nos reunir e fazer uma proposta em resposta à categoria”, comprometeu-se. Na lista estão a reformulação do plano de carreira, aumento salarial de 45%, aposentadoria especial, auxílio-refeição estendido a todos os servidores e regulamentação das escalas de trabalho.
